Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Evandro José Coelho do Amaral

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral

23
Set18

COMO ACABAR COM A DELINQUÊNCIA, FOME, DESEMPREGO … EM ANGOLA?


Evandro José Coelho do Amaral

COMO ACABAR COM A DELINQUÊNCIA, FOME, DESEMPREGO … EM ANGOLA?

HOW TO END WITH THE DELINQUENCY, HUNGER, UNEMPLOYMENT ... IN ANGOLA?

NewPaper nº 68/2018

 

Amaral, Evandro José Coelho do [1]

Clica aqui para ver na versão PDF 

Resumo

O problema de delinquência, fome, desemprego e outras situações sociais, é observado em todos os países. A diferença são os níveis ou taxas (altas e baixas ou numa escala de 1 á 5). No caso de Angola, as taxas têm crescido muito e de forma descontrolada.

Palavras-chaves: Delinquência, Fome, Desemprego, Taxa e Angola.


Abstract

The problem of delinquency, hunger, unemployment and other social situations is observed in all countries. The difference is the levels or rates (high and low or on a scale of 1 to 5). In the case of Angola, the rates have grown a lot and in an uncontrolled way.

Keywords: Delinquency, Hunger, Unemployment, Tax and Angola.

Introdução

Enquanto criança aprendemos que África é um continente bastante rico e belo. No tempo dos nossos bisavôs ou avós, muitos afirmaram ter vivido em um país desenvolvimento. Os nossos pais cresceram ouvindo que vivem em um país em via de desenvolvimento ou do terceiro mundo, e este facto que está a ocorrer com a gente e esperamos que os nossos filhos, netos e bisnetos … não possam ouvir que vivem em um país ou continente do terceiro mundo, porque na escola são ensinados que o continente onde vivem é rico e belo.

E agora, perguntamos o que está a ser feito para mudar esse quadro? Ou o que fazer? Quais os primeiros passos a ser tomados? Quais as soluções para rever esses quadros? Para as perguntas acima, a resposta imediata para alguns poderá ser “nada está a ser efeito”. Porque não veem resultados positivos, cada vez mais as taxas (desemprego, natalidade, mortalidade, delinquência, desnutrição, pobreza … e outras), tem aumentado consideravelmente.

 

Figure 1. Imagem de Reflexão 1

97a73222-c701-4855-9e57-ea43b373a5e7.jpg

Fonte: Facebook (2018).

 

Figure 2. Imagem de Reflexão 2

f2241177-1e7f-4e7a-bfb7-ca5088d86275.jpg

Fonte: Facebook (2018).

Figure 3. Imagem de Reflexão 3

fome.jpg

Google (2018).

  1. Como acabar com a delinquência, fome, desemprego … em Angola?

Abaixo iremos trazer algumas sugestões/propostas:

  • Investir na educação e na sua qualidade, ao invés de investir no sector militar;
  • Melhorar o ambiente de negócio e legislação dos investimentos privado em Angola. A fim de atrair investimento nacional e estrangeiro, e com isso, contribuirá para a diminuição da taxa desemprego, taxa, desemprego, fome … E também ajudará na produção e consumo interno. Por exemplo, teve países que durante um tempo deram isenção de impostos para atrair mais investimento para aumentar do emprego.
  • Parques Urbanos: a população angolana, tem poucos locais recreativos de lazer. Os parques urbanos, cria um sentimento prazeroso da vida. Por exemplo, quando é cortado o fornecimento da corrente eléctrica, muitos moradores poderiam estar a divertir-se nestes parques, mas isso não sucede, com isso, levam muitos jovens a praticar actos ilícitos e a envergarem no alcoolismo, drogas e delinquências.
  • Bolsa Família: consiste na ajuda financeira às famílias pobres. Para o combate da fome e da pobreza;
  • Centro de Ajuda Académica: ajuda, pesquisa, investigação…
  • Casa para os menos favorecidos: construir residência para cidadãos menos beneficiados ou com uma renda (salário) baixo.
  • Centro de Proteção Social: Para realização de serviços, programas e projetos de prevenção de risco e assistência básica para pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social. O objetivo desse serviço é promover a melhoria da qualidade de vida da população, com ações focadas no atendimento das necessidades básicas;
  • Cidadão menor de 18 anos: os pais dos cidadãos menores devem ter um subsídio mensal.
  • Subsídio de Desemprego: os desempregados deste bairro devem ter um subsídio mensal e acompanhado com algumas formações profissionais.
  • Serviços Comunitários: será para disciplinar os moradores, quando cometer uma irregularidade, o seu castigo será fazer serviços comunitários (limpeza nas ruas ou em algumas instituições e outros serviços);
  • Eliminar o consumo e a produção de drogas e de bebidas alcoólicas. Em Angola, possui mais fábricas de cervejas (por exemplo, ao invés de fabricas de leite de sumo …). A venda, o consumo de cigarro e droga, deve ser proibido e com uma pena de morte. Porque destrói a sociedade.
  • Melhorar os serviços administrativos ou serviços essências para vida da população (saúde, educação, transporte, energia e águas, segurança … e outros). Porque em Angola, possui problemas estruturais, ou seja, em todos os sectores.  Assim, cria dificuldades para o melhoramento dos outros sectores. Na falha ou o não funcionamento pleno de um sector prejudica outros sectores. A falta de colaboração e cooperação ministerial.

Conclusão

Em suma, percebemos que em África possuí mais africanos, do que estrangeiros. Comparando com alguns mais países como por exemplo: E.U.A, Reino Unido … e outros. Onde a maior parte são estrangeiros ou cidadãos nacionalizados (poucos são patrióticos).

E em África, a população é maioritariamente jovem. Comparado com outros continentes. E é, um dos continentes com a maior taxa de natalidade.

Deveríamos aproveitar este facto acima apresentado. Para investir mais aos nacionais e para reverter esse facto.

Queremos apelar aos empreendedores, empresários e investidores angolanos, que pretendem ou possuem negócios no estrangeiro que pensem antes de faze-lo. Porque tendo empresas no estrangeiro, estariam a contribuir: i) Para o desenvolvimento económico desse país; ii) Ajudam a baixar a taxa desemprego, fome, delinquência … daquele país; iii) E contribuem para as altas taxas de desemprego, fome, delinquência … de Angola, e prejudicando os seus concidadão.

“MELHORAR O QUE ESTÁ BEM E CORRIGIR O QUE ESTÁ MAL”.

 

[1] Graduado no curso de Administração Pública, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS), evandro.amaral2015@hotmail.com;

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Compre produtos e Ganhe dinheiro na FM WORLD

https://shop-uk.fmworld.com/partner/9193299

Links

  •  
  • Poemas

    Revistas

    Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D