Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Evandro José Coelho do Amaral

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral

10
Abr18

COMO SERIA O MUNDO SE ADÃO E EVA NÃO PECASSEM?


Evandro José Coelho do Amaral

COMO SERIA O MUNDO SE ADÃO E EVA NÃO PECASSEM?

HOW WOULD THE WORLD BE IF ADAM AND EVA DO NOT CRY?

NewPaper nº 38/2018

Amaral, Evandro José Coelho do [1]

Clica aqui para ver na versão PDF

Resumo

Este artigo, será de cariz religiosa, porque sempre que for possível será consultado ou trazido entorno deste debate versículos bíblicos. Esta temática foi sugerida ou foi elaborada com intenção de ajudar o nosso irmão Laurison Wandy Paquete Joaquim.

Palavras-chaves: Adão, Eva e Pecado.

 

Abstract

This article will be religious, because whenever possible it will be consulted or brought around this debate biblical verses. This theme was suggested or was designed with the intention of helping our brother Laurison Wandy Paquete Joaquim.

Keywords: Adam, Eve and Sin.

 

Introdução

O nosso irmão Laurison Wandy Paquete Joaquim, coloca-nos as seguintes questões:

  • Adão e Eva pecaram e só por isso o mundo está assim?
  • Como seria o mundo se os mesmos [Adão e Eva] não pecassem?
  • Existiria tudo isso?
  • Haveria necessidades de Deus mandar seu unigênito?
  • E quanto ao livro dos livros (a Bíblia) existiria?

 

Antes de responder as questões colocadas, começaremos a trazer alguns elementos que ajudaram dá sustentabilidade as respostas das questões.

 

Existe várias correntes que afirmam que Adão e Eva ou o Jardim do Éden foi uma invenção da Igreja Católica.

 

Daí começa o primeiro paradoxo do nosso debate.

 

Primeiro, vejamos os elementos-chave do relato da criação do primeiro homem. A respeito de Adão, a Bíblia diz: “7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.” (Gênesis 2:7). Essa afirmação é cientificamente correta?

 

O livro Nanomedicine (Nanomedicina) diz que o corpo humano é composto de 41 elementos químicos. Esses elementos básicos — carbono, ferro, oxigênio e outros — estão presentes no “pó” do solo. Assim, como diz Gênesis, os humanos foram realmente feitos “do pó do solo”.

 

Além disso, a Bíblia repetidamente apresenta Adão e Eva como pessoas reais e não como personagens fictícios. Seguem-se alguns exemplos[2]:

  • “26 e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação;” (Atos 17:26).
  • “12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.” (Romanos 5:12).
  • “14 No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir.” (Romanos 5:14).
  • “45 Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante.” (I Coríntios 15:45).
  • “13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.” (I Timóteo 2:13).
  • “14 Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos,” (Judas 1:14).

 

  1. Criação de Adão e Eva – Jardim do Éden

“26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.”

“27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:26-27).

“7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.”

“8 Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado.”

“9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.”  (Gênesis 2:7-9).

“15 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar.”

“16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;”

“17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

“18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 2:15-18).

“20 Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.”

“21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar;”

“22 e da costela que o Senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem.”

“23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.”

“24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.”

“25 E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam.” (Gênesis 2:21-25).

 

  1. Origem do Pecado

“1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”

“2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,”

“3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.”

“4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.”

“5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.”

“6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.”

“7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.”

“8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.”

“9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?”

“10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me.”

“11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?”

“12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi.”

“13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi.”

“14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.”

15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

“16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.”

“17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.”

“18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo.” 

“19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.”

“20 Chamou Adão à sua mulher Eva, porque era a mãe de todos os viventes.”

“21 E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu.”

“22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.”

“23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado.

“24 E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gênesis 3:1-24).

 

  1. Como seria o mundo se Adão e Eva não pecassem?

Dizem as Escrituras: “6 Ora, irmãos, estas coisas eu as apliquei figuradamente a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, de modo que nenhum de vós se ensoberbeça (orgulha, vaidade) a favor de um contra outro.” (I Coríntios 4:6).

“29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei.” (Deuteronômio 29:29).

“9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.” (I Coríntios 2:9).

“25 E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem.” (João 21:25).

 

Acreditamos com base os versículos acima, temos as respostas das questões. Mas devido a incredulidade do ser humano, muitos não ficarão satisfeito com os versículos mencionados, procuram sempre buscar respostas directas, assim faremos:

  • Não haveria maldade no mundo (Isaías 59:2);
  • Não haveria injusto ou injustiça ou falsidade (Romanos 3:10-11, 23);
  • Não haveria discriminação (Xenofobia, Racismo) (Génesis 1:26; Atos 17:26; Hebreus 2:11 e Salmos 100:3);
  • Teríamos a liberdade ou livre-arbítrio (Gênesis 2:19-20).
  • Teríamos a vida eterna (João 3:15-16, 36);
  • Não haveria a morte (Romanos 5:17);
  • Não haveria coisas impuras (Gálatas 5:19-21).
  • Não haveria o pecado (Romanos 5:12 e Romanos 6:23).
  • Não haveria sofrimento e nem problema (João 16:33);
  • Não haveria mentira (João 8:44);
  • Haveria Confiança entre os seres humanos (Jeremias 17:5).
  • Seriamos Santos (Efésios 1:4-6).

O plano original de Deus para o homem era que ele “povoasse a Terra” até o número exato das moradas vazias deixadas pelos anjos que caíram que “abandonaram seu próprio domicílio” Judas 1:6, moradas localizadas em torno do Monte Sião (celestial) por onde passa o rio da água da vida que jorrava do trono de Deus no Santuário Celestial. O jardim do Éden não foi criado na Terra, ele foi transferido do céu para a terra (Ezequiel 42 e Génesis 2:8 “plantou… o jardim no Éden”) e seria o centro do Universo, onde o Eterno estabeleceria seu Trono em Sião.[3]

 

Devido a maldade do ser humano, Deus vem alertando-nos desses problemas mais o homem é tão maldoso busca sempre o caminho fácil (da perdição ou do diabo).

 

  1. Porquê que o mundo está assim?

“4 nos quais o deus [diabo] deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” (II Coríntios 4:4).

“2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,” (Efésios 2:2).

“10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10).

“26 e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus.” (II Timóteo 2:26).

“19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” (I João 5:19).

“44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João 8:44).

 

Indica que Satanás é a maior influência sobre os ideais, opiniões, metas, desejos e pontos de vista da maioria das pessoas.

 

Os pensamentos, ideias, especulações e falsas religiões do mundo estão sob o seu controle e surgiram a partir de suas mentiras e enganos.

 

Assim, quando a Bíblia diz que Satanás é o "deus deste mundo", ela não está dizendo que ele tem autoridade máxima. Está transmitindo a ideia de que Satanás governa o mundo descrente de uma maneira específica.[4]

 

  1. Haveria necessidades de Deus mandar seu unigênito?

Devido o pecado que entrou no mundo. Deus enviou o seu filho unigênito:

“8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.” (Romanos 5:8).

 

Creia profundamente no amor de Deus. Creia completamente no amor de Jesus Cristo, que veio e pagou com sua vida na cruz para que você hoje possa ficar livre salvo da condenação do pecado e receber graciosamente a vida eterna! E para isto basta crer:

“16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).

“8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.” (Romanos 5:8).

“4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,”

“5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),”

“6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,” (Efésios 2:4-6).

 

Jesus, somente veio porque o homem fez coisa errada, danificando a imagem e semelhança que herdou de Deus e dando acesso para a entrada do mal.… e ainda acrescentamos dizendo que, caso o homem não cometesse pecado o plano inicial de Deus permaneceria e o plano secundário que foi a vinda de Jesus.

 

  1. Que tipo de mundo você criaria se fosses Deus ou se estivesses na posição dele?”

Faríamos tudo aquilo que Deus criou (não mudaríamos absolutamente nada).

 

  1. E quanto ao livro dos livros (a Bíblia) existiria?

A Bíblia existe para nos orientar na vontade de Deus, trazendo para nós as experiências de outros homens.

 

“24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.” (João 5:24).

 

O que faz nós, acreditar na Bíblia é pelo facto existirem evidências históricas, com factos negativos e positivos, daí acreditamos na Bíblia, porque não omitiu nenhum facto.

 

Conclusão

Chegando ao final deste artigo, realçar que é uma temática interessante para se abordar. O recomendável é que seja desenvolvida com bases sólidas (Bíblia) e não por mero entendimento humano (indo pela lógica das coisas), conforme já referenciamos: quem governa este mundo é o diabo. 

 

Esperamos com esse exercício, possamos a ajudar o nosso irmão Laurison Wandy Paquete Joaquim e outros irmãos que possuíam a mesma duvida.

 

[1] Graduado no Curso de Administração Pública, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS), evandro.amaral2015@hotmail.com;

[2] Watch Tower Bible. (2009). Adão e Eva eram pessoas reais? Pennsylvania: Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Obtido em 03 de Abril de 2018, de https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2009645#h=6

 

[3] Profecias Atuais. (2015). Plano Original de Deus para o Homem. Wordpress. Obtido em 04 de Abril de 2018, de https://profeciasatuais.wordpress.com/2015/04/15/plano-original-de-deus-para-o-homem/ 

 

[4] Got Questions Ministries. (s.d.). Como Satanás é o deus deste mundo (2 Coríntios 4:4)? Got Questions Ministries. Obtido em 04 de Abril de 04, de https://www.gotquestions.org/Portugues/Satanas-deus-esse-mundo.html

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Compre produtos e Ganhe dinheiro na FM WORLD

https://shop-uk.fmworld.com/partner/9193299

Links

  •  
  • Poemas

    Revistas

    Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D