EMPREENDEDORISMO EM ANGOLA
Evandro José Coelho do Amaral
ENTREPRENEURSHIP IN ANGOLA
NewPaper nº 77/2018
Amaral, Evandro José Coelho do [1]
Clica aqui para ver na versão PDF
Resumo
Com a crise económica e financeira devido a queda do petróleo no mercado Internacional. O Estado angolano viu a necessidade de apostar fortemente na diversificação da economia, isto é, estimular o investimento directo estrangeiro e angolano em Angola.
Palavras-chaves: Empreendedor, Angola e Empreendedorismo.
Abstract
With the economic and financial crisis due to the fall of the oil in the International market. The Angolan state saw the need to invest heavily in the diversification of the economy, that is, to stimulate foreign and Angolan direct investment in Angola.
Keywords: Entrepreneur, Angola and Entrepreneurship.
Introdução
Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos[2].
Angola possui ainda alguns problemas sociais identificados em Angola: Burocracia, Corrupção, Pobreza e fome, Influências / Gasosa / Saldo, Cabritismo, Bajulação/Limpa bota, Inexistência ou Défice de Serviços básicos, Imprevistos, Racismo, Questões Espirituais, Ética Profissional, Impontualidade…
Devemos ter espírito de fé e de optimismo numa terra rodeado de pessimismo (Evandro Amaral, 2018).
Outro ponto fundamental é da banca angolana, não é forte porque segundo o Joseph Schumpeter, dizia que o empreendedor apenas bastava ter a ideia, onde referia-se principalmente na inovação tecnologia. A banca e outras instituições públicas e privado investir nessa ideia. Caso de Angola, vemos tanta ideia boa, mas devido a corrupção e orgulho, infelizmente não são realizadas essas ideias.
Perguntas e respostas sobre Empreendedorismo em Angola:
- Será que para ser empresário ou empreendedor deve ser ensinado?
R: Não é ensinado. Ser empreendedor nasce com a gente, na escola, faculdade ou em formações vai dar-nos mais valências. Se fosse ensinado muitos angolanos seriam empresários ou empreendedores, vejamos os muitos licenciados em gestão (muitos são desempregados), um outro exemplo é das zungueiras ou dos ambulantes são comerciantes com baixo nível académico e são os empreendedores fortes (aplicam teorias que o licenciado não aplicam);
- Será que o Estado angolano quer empreendedores ou empresários? Porquê a operação resgate?
R: Numa visão de um micro empreendedor a resposta é não. Porque hoje, se ele pretende criar um pequeno negócio terá que ter companhia e correr da mão da polícia e da burocracia existente. Acreditasse mais para médias empresas.
- O que se deve fazer para fomentar o empreendedorismo?
R: Acreditamos que não é colocar uma disciplina de empreendedorismo ou fomentar palestras e formações. Deve-se criar politicas públicas para fomentar o empreendedorismo e as condições técnicas, administrativas, social, financeira, cultural e económicas. Devemos ver qual é o nosso potencial absoluto e explora-lo.
Conclusão
Concluímos que o empreendedorismo é um sector muito importante para um país, porque ajuda no desenvolvimento sustentável de qualquer país fomentando empregos e o pagamento dos atributos ao Estado.
[1] Graduado no curso de Administração Pública, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS), evandro.amaral2015@hotmail.com;
[2]https://www.significados.com.br/empreendedorismo/