Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Evandro José Coelho do Amaral

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS). Tel: +244 928 887 135 / +244 993 029 806 (Whatsapp)

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS). Tel: +244 928 887 135 / +244 993 029 806 (Whatsapp)

Evandro José Coelho do Amaral

31
Jan18

MEMORIAL DR. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO (MAAN)


Evandro José Coelho do Amaral

MEMORIAL DR. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO (MAAN)

ANTÓNIO AGOSTINHO NETO MEMORIAL (AANM)

NewPaper nº 01/2017

[1] Amaral, Evandro José Coelho do

Clica aqui para ver na versão PDF

Resumo

Este artigo foi realizado, com intuito de enaltecer e recordar o fundador da nação angolana, que muito ajudou para o crescimento e desenvolvimento, quer político, económico, social e cultural de Angola. Somos muito gratos, por tudo que fez por Angola, Livre, Democrática e Independente.

Palavras-chaves: Memorial, Dr. Agostinho Neto e Angola.

 

Abstract

This article was made with the intention of extolling and remembering the founder of the Angolan nation, who greatly helped for the growth and development, both political, economic, social and cultural of Angola. We are very grateful for everything you have done for Angola, free, democratic and independent.

Keywords: Memorial, Dr. Agostinho Neto and Angola.

 

Introdução

Falar do primeiro Presidente de Angola e do seu memorial, não é uma tarefa fácil, porque nos obriga a volta no tempo, recordar e reconhecer as suas conquistas/legado para o Povo angolano.

Dr. Agostinho Neto, nasceu no dia 17 de Setembro de 1922, em Caxicane, pequena aldeia banhada pelas águas do rio Kwanza, na região de Catete, a 60 km de Luanda. Como era hábito na altura, o parto decorreu em família, na casa modesta do pastor metodista Agostinho Pedro Neto e de sua mulher, a professora primária Maria da Silva Neto. O menino viria a chamar-se António Agostinho Neto, nome que não tardaria a destacar-se na condução dos destinos de Angola e de África, (MAAN, 2017).

1.Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN)

 Figura nº 1.Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN)

95151e87-ea55-4775-800a-7475219f3d25.jpg

                 Fonte: Google (2018).

O lançamento da primeira pedra ocorreu a 17 de Setembro de 1982, pelo Presidente Cessante da República Eng.º José Eduardo dos Santos, mas com o agravar da situação político militar, económica e social que Angola enfrentou até à década de 90, as obras foram suspensas. Em 1998, o projecto foi reformulado, e retornaram as obras em Janeiro de 2005, tendo sido concluídas em Janeiro de 2011.

No ano seguinte, a 17 de Setembro de 2012, o Presidente cessante da República Eng.º José Eduardo dos Santos procede à inauguração do edifício hoje denominado Memorial Dr. António Agostinho Neto, com o objectivo de perpetuar a memória do primeiro Presidente como Líder da Luta de Libertação, Estadista, Homem de Cultura e Humanista. Conforme estabelecido no Estatuto Orgânico o Memorial tem como finalidade a investigação e preservação da vida e obra do Dr. António Agostinho Neto, assim como promover o conhecimento da cultura africana e a formação artística.

Com uma área de 18 hectares, tem um bloco central que comporta o sarcófago, onde repousam os restos mortais de Agostinho Neto, museu, galeria de exposições, salas multiuso, administração, biblioteca/videoteca, biblioteca multimédia, centro de documentação, lojas e hall das autoridades, adjacente à tribuna presidencial exterior.

Daqui, consegue ver-se uma parte circundante do jardim frontal, coberto de relvado e coqueiros onde poisam frequentemente, mais de uma dezena de garças e no meio, um elefante em pedra cinza que se prostra em sinal de respeito. Na praça, uma pérgola branca acolhe para sempre o portentoso “Içar da Bandeira” cuja mancha tricolor desfraldada ao vento recorda, a quem transite na contígua Av. Dr. António Agostinho neto, a data de emancipação do povo angolano, suas convicções, lutas e esperanças.

Horário de Funcionamento: Dias úteis: 9h00 – 17h00, Sábados e Domingos: 10h00 às 16h00. Estando localizado na Avenida Dr. António Agostinho Neto, Praia do Bispo - Ingombota – Luanda, Telefone (+244) 222 653 900.

 

Figura nº 2. Localização do Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN)

data=JdDAeAaybnmYlzWcrpVBMRAHbwCKN6HFG7F3OLSDew4Rg

                                                Fonte: Google (2018).

2.Eventos realizados

2.1. Cerimónia de Investidura do Presidente da República de Angola

No dia 23 de Agosto de 2017, aconteceram as quartas eleições gerais. A passagem do testemunho, a foi orientada pelo juiz presidente do Tribunal Constitucional, que, curiosamente, ocorrer no mesmo dia (26 de Setembro) da primeira investidura de um presidente eleito e no mesmo local.

O novo Presidente João Lourenço entrará na história de Angola como o primeiro Presidente a ser investido na presença do seu antecessor. Além do que terá também, em memória, a “bênção” do Dr. Agostinho Neto, já que o palco da cerimónia de investidura foi no o Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), construído em memória ao fundador da Nação.

A cerimónia decorreu na Praça da República, serviu também para a investidura do vice-presidente da República, Bornito de Sousa, foi orientada pelo presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, na presença de mais de 30 mil pessoas, incluindo Chefes de Estados e de Governo convidados, (ANGOP, 2017).

2.2. Congoleses Festejam os 42 Anos da Independência de Angola

Com o mesmo espírito de festejarem os 42 anos da proclamação da Independência Nacional, com os angolanos, cerca de 100 cidadãos do Congo Brazzavile visitaram, no dia 11 de Novembro de 2017, o Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), numa comitiva chefiada pelo Encarregado de Negócios da Embaixada da República do Congo, Jean Pierre Kondé. A visita foi guiada pelo Chefe do Departamento do Sarcófago do MAAN, Dr. Rigoberto Fialho, auxiliado por Conceição Monteiro e Djamila. No final, Jean Pierre Kondé rubricou o livro de honra em que destacou a frase: "O Mais Importante é Resolver os Problemas do Povo", extracto do último discurso proferido pelo saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto, em Malanje, (MAAN, 2017).

 

Conclusão

Chegando ao final deste artigo, nota-se, que existe muitos esforços, por parte do Governo e dos familiares do Dr. Agostinho Neto, para que não fique para trás (ou esquecido). Contudo acredita-se que o este memorial, as gerações vindouras, possam conhecer a história do primeiro Presidente de Angola.

Destaque-se também, muitas visitas por nacionais e estrangeiros. Conta com uma equipa experiente e profissional. A consequência ou fruto dos efeitos do Dr. Agostinho Neto, é este monumento erguido em homenagem a Ele, afim de ser lembrado. O mesmo ocorre pela outra homenagem, ao primeiro Presidente de Angola, à Universidade Agostinho Neto (UAN), fundada em 1976.

Referências Bibliográficas

ANGOP. (2017). Investidura2017: A 72 horas da constituição da 4.ª República. Luanda: ANGOP - Agência Angola Press. Acesso em 16 de Dezembro de 2017, disponível em http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/politica/2017/8/38/Investidura2017-horas-constituicao-Republica,ba062826-8ef8-43b1-9556-d901ef33a065.html

MAAN. (2017). Memorial Dr. António Agostinho Neto. Luanda: Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN). Acesso em 16 de Dezembro de 2017, disponível em http://www.maan.co.ao

 

[1] Graduado no Curso de Administração Pública, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS), evandro.amaral2015@hotmail.com; 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Compre produtos e Ganhe dinheiro na FM WORLD

https://shop-uk.fmworld.com/partner/9193299

Links

  •  
  • Poemas

    Revistas

    Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D