Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Evandro José Coelho do Amaral

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral

11
Fev18

O REGIME SOCIALISTA PARA ÁFRICA


Evandro José Coelho do Amaral

O REGIME SOCIALISTA PARA ÁFRICA

THE SOCIALIST REGIME FOR AFRICA

NewPaper nº 11/2018

Amaral, Evandro José Coelho do [1]

Clica aqui para ver na versão PDF

Resumo

Este artigo, vem contrapor muitas ideologias para o desenvolvimento de África. Acreditamos que o regime socialista moderno (mista equiparada com a China) e especificada para África, seria ideal para acabar com muitos problemas que este continente enfrenta quer de infraestruturas, corrupção, impunidade, doenças, extrema pobreza, fome, epidemias, ruinas, pragas entre outro.

Palavras-chaves: Regime, Socialismo e África.

 

Abstract

This article opposes many ideologies for the development of Africa. We believe that the modern socialist regime (mixed with China) and specified for Africa would be ideal to end many of the continent's problems of infrastructure, corruption, impunity, disease, extreme poverty, hunger, epidemics, among others.

Keywords: Regime, Socialism and Africa.

 

Introdução

Falar do socialismo é um regime que vem causando muitas discordas para muitos pesquisadores. Acreditamos que seria ideal para África, porque elimine as classes sociais, combate a corrupção, acaba com a criminalidade, prostituição e outros. É um regime igualitário e inclusivo.

 

Também é conhecido sistema de esquerda, o termo apareceu numa Assembleia francesa, durante a revolução francesa, onde partidário do Rei sentava a Direita e os revolucionários a esquerda.

 

O regime socialista, privilegia a igualdade, isto é, dando direito à saúde, educação, moradia, transporte e oportunidade.

 

Em África todos países actualmente tem como regime o capitalismo, onde ainda conseguimos ver em alguns deles, crescimento económico e sem desenvolvimento económico. Criando assim, uma desigualdade social tremenda (ricos e pobres), resultados: acumulação primitiva de capital, violência civil, extrema pobreza e fome. Como é possível isso? Mas não é o continente que mais cresce economicamente?

 

Já o regime socialista, procura dar o bem-estar a população, quer na segurança económica, na redução da miséria.

 

  1. O Modelo Asiático de Desenvolvimento

As economias asiáticas têm estado no centro dos debates acadêmicos e políticos sobre os determinantes do desenvolvimento, na medida em que, “onda após onda”, países localizados naquela região experimentaram processos robustos e sustentados de crescimento econômico, com resultados muito favoráveis em termos de redução da pobreza, manutenção de uma relativa estabilidade macroeconômica e coesão social. As explicações sobre esse sucesso também foram ocorrendo em “ondas”, com o estabelecimento de distintas visões sobre os determinantes do “milagre asiático”, se é que haveria um milagre, bem como, em uma perspectiva comparada, o estabelecimento de “lições” e “recomendações” a serem perseguidas por outros países desejosos de reproduzir aquele tipo de trajetória.

 

Desde que iniciou seu processo de abertura e modernização econômica acelerada, no final dos anos 1970, a China vem apresentando uma vigorosa trajetória de crescimento e internacionalização.

 

Com uma taxa média de expansão da renda superior a 9% ao ano, ao longo de mais de um quarto de século, a China atingiu, em 2006, a condição de quarta maior economia do mundo em dólares correntes, ou segunda maior em paridade poder de compra, o que significa, respectivamente, 5% e 15% da economia mundial, (Cunha, 2008).

 

  1. Modelo Bíblico

O Jovem Rico (episódio bíblico)

17Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção e se pôs de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?"

18Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.

19Você conhece os mandamentos: 'Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe'".

20E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência".

21Jesus olhou para ele e o amou. "Falta uma coisa para você", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me."

22Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.

23Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!"

24Os discípulos ficaram admirados com essas palavras. Mas Jesus repetiu: "Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!

25É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".

26Os discípulos ficaram perplexos e perguntavam uns aos outros: "Neste caso, quem pode ser salvo?"

27Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus", (Marcos 10: 17-27).

 

Neste subtema, foi trazido esta passagem bíblica, sendo o livro que é a mãe de todas ciências e quando aborda muito bem acerca do regime capitalista e socialista. Onde afirma-se que quase 80% da população africana é cristã.

 

Neste versículo e outros da bíblia mostra que o regime que prevalece foi o socialismo, só pelo facto em várias ocasiões Jesus dizer: "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me." E outras, que fala em ajudar o próximo ou o pobre, é evidente que o Senhor não quer que exista pobre e fome. Por essa natureza opta-se ao regime socialista.

 

  1. História do Socialismo

O socialismo é um sistema político e econômico baseado na igualdade. Por isso, o socialismo propõe a distribuição igualitária de renda, extinção da propriedade privada, socialização dos meios de produção, economia planificada e, além disso, a tomada do poder por parte do proletariado.

 

O socialismo visa uma sociedade sem classes onde bens e propriedades passam a ser de todos. O objetivo é acabar com as grandes diferenças econômicas entre os indivíduos, ou seja, a divisão entre pobres e ricos.

 

O socialismo surgiu no século XVIII como forma de repensar o sistema vigente, neste caso, o capitalismo. Para tanto, o primeiro estudioso a utilizar o termo socialismo foi Henri de Saint Simon (1760-1825), filósofo e economista francês.

 

Ele propôs a criação de um novo regime político-econômico, no qual os homens repartissem os mesmos interesses e recebessem adequadamente pelo seu trabalho. Tudo isso, pautado no progresso industrial e científico.

 

Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) publicaram o “Manifesto Comunista” em 1848. O texto apresenta:

  • Princípios do socialismo científico
  • Pensamento comunista
  • Conceito de luta de classes
  • Crítica ao modo de produção capitalista
  • Crítica aos três tipos de socialismo (utópico, reacionário, conservador)
  • Materialismo dialético e histórico
  • O conceito de mais-valia
  • A revolução socialista

Por isso o socialismo científico, muitas vezes é conhecido pelo nome de Marxismo, por estar associado ao Karl Marx, (Toda Matéria, 2017).

Conclusão

Em suma, notamos que, na implementação rigorosa e adaptada este regime no contexto africano, poder-se-ia ter um desenvolvimento económico e acabaria com muitos problemas quer económicos, social, cultural e políticos.

Actualmente, os países socialistas são: Cuba, China, Coreia do Norte, Laos e Vietnã.

Referências Bibliográficas

Cunha, A. (2008). A ascensão da China à condição de potência econômica : há algo de novo no "modelo asiático"? João Pessoa. Obtido em 11 de Fevereiro de 2018, de http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/30326/000681454.pdf?sequence=1

Toda Matéria. (2017). Socialismo. 7Graus - Toda Matéria: conteúdos escolares. Obtido em 11 de Fevereiro de 2018, de https://www.todamateria.com.br/socialismo/

 

[1] Graduado no Curso de Administração Pública, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS), evandro.amaral2015@hotmail.com; 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Compre produtos e Ganhe dinheiro na FM WORLD

https://shop-uk.fmworld.com/partner/9193299

Links

  •  
  • Poemas

    Revistas

    Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D