OS PRIMEIROS EUROPEUS ERAM NEGROS, MAS DEIXARAM DE O SER. SABE PORQUÊ?
Evandro José Coelho do Amaral
OS PRIMEIROS EUROPEUS ERAM NEGROS, MAS DEIXARAM DE O SER. SABE PORQUÊ?
THE FIRST EUROPEANS WERE BLACK, BUT THEY LEFT FROM THE BEING. DO YOU KNOW WHY?
NewPaper nº 17/2018
Amaral, Evandro José Coelho do [1]
Clica aqui para ver na versão PDF
Resumo
O intuito desta pesquisa, foi para contrapor a pesquisa efectuada, onde abordava os primeiros europeus eram negros, mas deixaram de o ser. Trazemos em nossa conclusão bases sólidas das controversas desta abordagem.
Palavras-chaves: Primeiros, Negros e Europeu.
Abstract
The purpose of this research was to counter the research carried out, where the first Europeans were black, but they ceased to be. We conclude in our conclusion a solid basis for the controversies of this approach.
Keywords: First, Black and European.
Introdução
Chama-se o ‘Homem de Cheddar’ e é o esqueleto humano mais antigo alguma vez encontrado no Reino Unido, mais precisamente na zona de Cheddar.
O seu estudo por parte de diversos cientistas britânicos, que levaram a cabo uma análise genética ao esqueleto com cerca de 10 mil anos, permitiu descobrir que os europeus originais não tinham a pele tão clara como hoje em dia acontece, mas sim uma tez escura e olhos claros.
“A combinação de uma pele muito escura com olhos azuis não é o que normalmente imaginamos, mas era essa a aparência real” das pessoas há mais de 10 mil anos.
Os especialistas explicam, citados pela BBC, o que esteve na origem da mudança da cor da pele.
Há 150 mil anos, os povos viviam na zona de África. A sua tez era particularmente escura porque a pigmentação era uma forma de proteger a pele da intensidade dos raios ultravioletas. Estas povoações migraram e instalaram-se no território a que hoje chamamos Europa. Devido ao facto de o sol ser menos intenso no hemisfério norte, a pele foi deixando de ter necessidade de ser tão escura, pois os raios solares eram mais fracos.
E assim, gradualmente ao longo de muitos e muitos anos, a pele dos europeus foi clareando. Por essa razão é que os nórdicos têm uma tez muito pálida, um aspeto que se vai alterando à medida que se desce no território europeu em direção ao africano.
“Os estudos indicam que processos evolutivos semelhantes a estes ocorreram também em populações que migraram para o leste da Ásia e da África. Nestes locais também se registaram notáveis mudanças na pigmentação da pele dos indivíduos”, explicou o professor da Escola Nacional de Antropologia e História do México, Víctor Acuña.
O ‘Homem de Cheddar’ não é, aliás, caso único. Segundo a BBC, em 2014 foram analisados fósseis humanos encontrados na zona de Leão, em Espanha. As análises levadas a cabo na época também concluíram que os restos mortais pertenciam a um indivíduo com a tez escura e os olhos azuis claros [2] (MSN, 2018).
Conclusão
Esta abordagem cria entorno vários paradoxos, a saber:
- A Confirmação que a África é o Berço da humanidade. Sendo considerado um país literalmente da raça negra, devido as questões climática, a imigração para outros continentes determinava a cor da pele (mudavam de raça, como é possível?).
- Com base a esta matéria, conseguimos confirmar à alegação das Organização das Nações Unidas (ONU), que afirma existir apenas a raça humana.
- Existe casos, de negros nascido na Europa e morrem negro, qual é a explicação?
- Não confirmamos a teoria que o branco é superior que o negro.
- No entanto, está comprovado histórica e cientificamente que os negros são dotados das mesmas habilidades que o branco, por quê que, os africanos não conseguem desenvolver África?
- Será que o clima determina para a sabedoria (conhecimento, etc.)?
Esta pesquisa deixa muitas lacunas para ser respondida, muitas delas não concordamos na sua abordagem, esperemos um esclarecimento com maior brevidade.
[1] Graduado no Curso de Administração Pública, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS), evandro.amaral2015@hotmail.com;
[2] Obtido pelo site da Msn: https://www.msn.com/pt-pt/noticias/tecnologia/os-primeiros-europeus-eram-negros-mas-deixaram-de-o-ser-sabe-porqu%C3%AA/ar-BBIZR1B?li=BBoPEwF