Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Evandro José Coelho do Amaral

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral

13
Set18

PORQUÊ QUE ÁFRICA É POBRE E A EUROPA RICA?


Evandro José Coelho do Amaral

PORQUÊ QUE ÁFRICA É POBRE E A EUROPA RICA?

WHY IS AFRICA POOR AND RICH EUROPE?

NewPaper nº 67/2018

 

Amaral, Evandro José Coelho do [1]

Clica aqui para ver na versão PDF 

Resumo

Neste artigo começamos com uma pergunta controversa para alguns, sem uma compreensão ou uma resposta imediata. Porque é um assunto que deixa muitos africanos (povo), sem ter um rumo, perpectiva para seu continente. Por essa natureza a emigração de muitos com destino a Europa.

Palavras-chaves: África, Europa e Desenvolvimento.

Abstract

In this article we begin with a controversial question for some without an understanding or an immediate answer. Because it is a subject that leaves many Africans (people), without having a direction, perpectiva for its continent. By this nature the emmigration of many to Europe.

Keywords: Europe and Development

 

Introdução

Enquanto criança aprendemos que África é um continente bastante rico e belo. No tempo dos nossos bisavôs ou avós, muitos afirmaram ter vivido em um país desenvolvimento. Os nossos pais cresceram ouvindo que vivem em um país em via de desenvolvimento ou do terceiro mundo, e este facto que está a ocorrer com a gente e esperamos que os nossos filhos, netos e bisnetos … não possam ouvir que vivem em um país ou continente do terceiro mundo, porque na escola são ensinados que o continente onde vivem é rico e belo.

Trago algumas reflexões:

  • Mais de 60 mil emigrantes todos os anos chegam na Europa. Muitos vindos da África, devidos os vários problemas sociais existentes.
  • Em África, a população é maioritariamente jovem. Comparado com outros continentes. E é, um dos continentes com a maior taxa de natalidade.
  • Em África possuí mais africanos (negros), em relação africanos (mestiços ou brancos) ou estrangeiros (mestiços ou brancos). No contexto geral, por exemplo E.U.A e o Brasil [a maioria é de raça negra]. A supremacia africana (ou negra), brevemente poderá reinar o mundo;
  • Os negros (ou os países africanos), estão nos primeiros números da lista negativa (de pobreza, desnutrição, fome, mortalidade, corrupção, lavagem de dinheiro …).
  • Se está comprovado histórica e cientificamente que os negros são dotados das mesmas habilidades que os brancos, por quê que não conseguem desenvolver África?

Lembrando que são perguntas de difícil e sem uma resposta imediata ou per vezes a sua resposta é NTS (NÃO TEM SOLUÇÃO). Tudo faremos para dar respostas as perguntas abaixo:

A resposta provável, podem resumir-se em: falta de vontade política, herança colonial, ingerência estrangeira, o orgulho e ganancia dos líderes africanos. E muitos africanos pensam que os ocidentes são instituições filantrópicas ou de caridades.

 

Figure 1. Imagens de Reflexão

57585e2e-06d1-4a25-a5b5-8de9dd954ff2.jpg

 Fonte: Denny_OW (Autor Desconhecido).

  1. Por quê que muitos africanos não conseguem ser criativos?

R: Ocorre, devidos os muitos problemas sociais que o país apresenta que os impede de ser criativos. Para além deste factor acima mencionada. O ocidente diz para o africano que “Tudo já foi inventado”. Para desincentivar sobretudo o africano em não ser criativo. Porque em África, acreditamos que tem muito para ser criado e com invenções específica para África. Com isso, cria assim, dependência do ocidente (tecnológica, económica, cultural, política, jurídica e Cinematográfica).

  1. Porquê que África é pobre e a Europa rica?

Faço a mesma pergunta com acréscimo de algumas palavras: “Porquê que África é pobre (não é desenvolvida) e a Europa rica (é desenvolvida)?

Para quer dizer que África é um continente rico e belo, mas, quando falamos de África, a primeira coisa que vem em nossa mente é destruição, ruínas, doenças, epidemias, fome…

Comparando com muitos países da Europa, com ou sem recursos naturais. Mas conseguem ter um desenvolvimento nos seus países. O que os assegura são os recursos humanos.

São se compreende, mais podemos acrescentar os seguintes elementos: falta de vontade política, mentalidade, cultura (tradição, hábitos…), educação aplicada, política implementada, conflitos internos, ingerências estrangeira … e outros.

Os africanos valorizam mais as moedas estrangeiras (sobretudo o Dólar e o Euro), desvalorizando a sua própria moeda. Isto faz com que, o europeu e americano, quando pretende enganar os africanos, com ajudas internacionais ou empréstimos internacionais (Banco Mundial), apenas imprimir mais moeda imprensa e trás para África que ocasiona dependências e dívidas públicas para África.

Segundo as palavras do Presidente da Rússia (Vladmir Putin), a África é mil vezes rica que a Europa, apenas o suficiente para que os presidentes africanos criem a moeda própria, uma moeda geral que lhe dou a minha palavra de que a Europa imigrará para a África. Isso, dá a conhecer como o Banco Africano e a União Africana (UA) são instituições fracas.

Tem uma corrente que diz: “Deus Criou o Branco e Diabo criou o negro”. A interpretação que podemos ter não é pelo facto, que na sua maioria o Branco optar em fazer o bem e ter comportamentos recomendado ou igualitário de Deus, enquanto o negro optar em comportamento maus equiparados do Diabo?

 

Conclusão

Em suma, notamos que existe sim, uma grande influência do ocidente [do branco], para África. Aproveita as fragilidades, orgulho e ganância de alguns líderes africanos, para puder criar essa dependência. Conforme dizem, "a melhor maneira de esconder algo de um negro [africano] é colocá-lo dentro de um livro ". Algumas culturas africanas têm sido hostilizadas pelos ocidentais, como forma para dependência cultural, económica, social e tecnológica.

A previsão de diferença entre África e Europa é de 50 a 80 anos. Mas nem com isso, pode-se cair em desespero, porque o caso de Dubai foi construído aproximadamente 10 anos e em condições menos favorável ao ser humano “Deserto” (diziam que não tinha condições para ser considerado um espaço vital).

Afirma-se poderá acontecer o fim do mundo e que muitos africanos, poderão não ver desenvolvimento de África e se calhar nem os seus netos. Esperemos bem que não, que até 2030 este quadro seja invertido. Apesar dos insultos e abusos que muitos africanos encaram, não é assunto que coloca cabisbaixo, porque muitos deles conseguem vencer este medo e aprendem encarar de forma normal.

Por fim, por evidências em África, os povos eram muito unidos, até a chegada dos colonizadores, mas o grande culpado da implementação do racismo em África é o homem branco, que incentivou este sistema discriminatório, para inferiorizar o negro, partindo do adagie, que tudo feito pelo branco é bom ou de boa qualidade, desprezando os negros, os brancos também incitaram o racismo do negro para o negro.

O que admira-nos é que muitos africanos sabem das pretensões, objectivos … do ocidente. A pergunta que não se cala é o seguinte: porque que os líderes africanos caem sempre na casca de banana deixada pelo ocidente?

 

[1] Graduado no curso de Administração Pública, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS), evandro.amaral2015@hotmail.com;

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Compre produtos e Ganhe dinheiro na FM WORLD

https://shop-uk.fmworld.com/partner/9193299

Links

  •  
  • Poemas

    Revistas

    Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D