Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Evandro José Coelho do Amaral

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral

30
Mar18

PORQUÊ QUE MUITOS HOMENS ANGOLANOS NÃO CONSEGUEM SER LÍDERES DAS SUAS FAMÍLIAS?


Evandro José Coelho do Amaral

PORQUÊ QUE MUITOS HOMENS ANGOLANOS NÃO CONSEGUEM SER LÍDERES DAS SUAS FAMÍLIAS?

WHY MANY ANGOLAN MEN CAN NOT BE LEADERS OF THEIR FAMILIES?

NewPaper nº 36/2018

Amaral, Evandro José Coelho do [1]

Clica aqui para ver na versão PDF

Resumo

Este artigo, foi para reforçar o artigo anterior denominado “Quem é a cabeça da casa (homem ou mulher)? Esta temática foi sugerida ou foi elaborada com intenção de ajudar o nosso amigo/irmão António Mira da Conceição Domingos, onde suscitou-lhe algumas dúvidas. 

Palavras-chaves: Homem, Líder e Família.

 

Abstract

This article was to reinforce the previous article called "Who is the head of the house (man or woman)? This theme was suggested or elaborated with the intention of helping our friend / brother António Mira da Conceição Domingos, where he raised some doubts.

Keywords: Man, Leader and Family.

 

Introdução

Este artigo será de cariz religiosa, porque sempre que for possível será consultado ou trazido entorno deste debate versículos bíblicos. E será apresentado aspectos específico da realidade angolana.

 

Começaremos por definir alguns conceitos, para uma melhor compreensão deste artigo.

 

Segundo  Oliveira (1997),  liderar  é  exercer  alguma  forma  de  poder. O poder é a capacidade de influenciar alguém. A liderança é o estilo de se exercitar esse poder.  Uma pessoa “exerce liderança” quando influencia o comportamento de outras.[2]

 

Quando o Presidente cessante dos Estados Unidos da América, Barack Obama, tomou posse em 2009, afirmou que o problema de África é que: “em África não existe instituições fortes, mas o que existe são pessoas fortes”.   

 

Isto para dizer, que alguns homens angolanos, procuram ser: pessoas fortes (orgulhoso, famoso, rico, ganancioso e polivalente), afim de terem popularidade no seio dos amigos e da família. Enquanto que poderiam apostar no fortalecimento do seu lar (casa), tornando-a uma instituição forte e delegando poderes ou obrigações na sua família (mulher e filhos) ou melhor investido na sua família para que seja uma instituição de referência.

 

O que ocorre é que alguns pais, pouco si importam com a educação dos seus filhos ou em dar uma vida digna aos seus filhos. E nesses casos, vemos quando esse líder forte (polivalente), morre a sua família (ou lar), fica totalmente destruturada.

  1. Homens angolanos e a liderança

 Figura nº 1. Reflexão de liderança de Patrik Dmitruk

29594830_268866016987455_7691270270644050602_nhhkj

 

Na figura acima, mostra o exemplo dos Lobos: os 3 primeiros são os mais velhos ou os doentes e marcam o ritmo do grupo. Eles são seguidos pelos 5 mais fortes que os defenderão em um ataque surpresa. No centro seguem os demais membros da alcateia, e o no final do grupo seguem os outros 5 mais fortes que protegerão o grupo. Em último sozinho, segue o lobo “alpha”, o líder. Em resumo, a alcateia segue ao ritmo dos anciões e sob o comando do líder que impõe o espírito de grupo não deixando ninguém para trás. “O verdadeiro sentido da vida, não é chegar primeiro, mas chegar todos juntos ao mesmo destino”. (Patrik Dmitruk).

 

Abaixo iremos trazer alguns comportamentos dos homens angolanos, suas causas e posteramente as consequências:

  1. Muitos namoros ou casamentos em África (especificamente em Angola), muitos casais são esforçados (por vezes por uma gravides indesejada), sem antes se conhecerem bem, são obrigados a namorar ou a casar. Algumas consequências temos vivenciados na realidade angolana: indivíduos sem educação, indivíduos sem pais, indivíduos sem ter o que comer, indivíduos pedindo esmola e vivendo na rua. Porque muitos desses casamentos ou namoro não dão certo e leva depois ao divórcio. Em Marcos 10:9 diz: “9 Não separe, pois, o homem o que Deus uniu." E não o inverso (o que o homem uniu, Deus separa).
  2. Alguns homens na sua maior parte têm necessidade de acordar 4h, 5h ou 6 horas da manhã para fins diversos (principalmente para ir trabalhar), para evitar constrangimento no trânsito. E este líder chega em casa por vezes tarde, onde este facto, também ocorre com a sua auxiliar ou parceira a mulher.
  3. Conforme mencionado no ponto anterior, esta ausência dos pais, cria destruturação na família, quiçá na sociedade angolana. Porque um líder, deve acompanhar e estar presente na vida dos seus filhos.
  4. Alguns homens angolanos, educam sua família (principalmente os filhos), dando dinheiro. Como recompensa da sua ausência.
  5. Quem educa os filhos destes lideres ausentes são os terceiros (familiar próximo, empregada, babá ou amigos chegados). Ou em alguns casos os filhos acabam reeducando a si mesmo.
  6. Alguns lares, destes líderes conforme dizem na gíria “é a casa da mãe Joana”, sem regra alguma. Com isso: "Se a família (A) educa o seu filho (a) e a família (B) não educa o seu filho (a), assim começou a delinquência, criminalidade, absentismo em África (Angola), dai o filho (a) não educado influência o outro educado, o mal é que prevalece, (Evandro Amaral, 2017).
  7. Os lideres angolanos têm quase na sua essência (no mínimo 2 empregos e no máximo 5 empregos).
  8. Alguns lideres angolanos, têm muitos compromissos morais (sobretudo financeiro), por vezes são obrigados a ajudarem financeiramente: a sua mãe, sogras, filhos, netos e outros.
  9. Algumas mulheres angolanas, tiram autoridade do homem à frente dos filhos, familiares e amigos.
  10. Algumas mulheres, faltam respeito ao marido e querem que o homem seja submisso a mulher, nesta forma não é o certo, apenas o inverso é o certo, conforme diz a bíblia: “18 Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor.” (Colossenses 3:18, Efésios 5:22-23 e I Pedro 3:5).
  11. Muitos problemas acontecem porque homem não sabe qual é o seu papel no relacionamento ou no lar.
  12. Alguns homens são: mulherengos e polígamo. Segundo I Coríntios 7:2 diz: “2 mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido.” e “24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6:24). A pergunta será como ele cuidará da sua família (mulher e filhos), como ele conseguirá ser líder e ter uma ideia fixa, sendo que a liderança obriga ter: presença, acompanhamento e orientação?
  13. Em muitos casos se o líder não for “forte”, a mulher acaba dificultar a sua liderança, com diversas controversas, ou seja, muitos líderes não conseguem ter um posicionamento fixo e acaba caindo na emoção da sua parceira.
  14. Muitos homens não são líder, são medrosos e as mulheres não gostam desses tipos de homem, por essa razão aproveitam dessa fragilidade para dominá-los.
  15. Os homens, por vezes, submetem-se as mulheres, por algum segredo do homem ou para manter o respeito perante os familiares e amigos.
  16. Falta de incentivo da mulher na liderança do seu parceiro.
  17. Ingerência de terceiros (familiares, amigos e outros) na liderança de alguns líderes angolano.
  18. Alguns homens, não tem bom tratamento em casa, então vão a buscar de outras mulheres, que o tratem o bem (por vezes como um príncipe encantado).
  19. O fracasso de alguns homens é por querem liderar com eles mesmos.
  20. Alguns lideres angolanos, são viciados (em sexo, álcool, mulheres, drogas e outros), de certa maneira é uma das causas para o fracasso das suas lideranças.

 

2. A quem Deus deu a Liderança?

 

“27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Géneses 1:26-27).

“8 Porque o homem não proveio da mulher, mas a mulher do homem;” 

“9 nem foi o homem criado por causa da mulher, mas sim, a mulher por causa do homem.” (I Coríntios 11:8-9).

Por sua vez, Jesus Cristo, quando esteve na terra, não deu nenhuma liderança a mulher. Como por exemplo os discípulos de Jesus Cristo, foram todos homens, a saber:

“1 E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.”

“2 Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro1, e André2, seu irmão; Tiago3, filho de Zebedeu, e João4, seu irmão;”

“3 Felipe5 e Bartolomeu6; Tomé7 e Mateus8, o publicano; Tiago9, filho de Alfeu, e Tadeu10;”

“4 Simão Cananeu11, e Judas Iscariotes12, aquele que o traiu.” (Mateus 10:1-4).

 

3. A Liderança de Josué

 

Para ser um líder respeitado a primeira coisa a fazer seria (conforme mostra na Bíblia no livro de Josué):

 

Primeiro Objetivo: Conquistar o povo

Sendo que a família é heterogenia, indivíduos com comportamentos e ideias diferentes, mais com o mesmo “Objetivo”.

 

O Segundo Objetivo: Ser um líder parecido com Moisés.

Nas nossas lideranças, devemos ter algumas referências de lideres, conforme fez o Josué.

Enquanto isto, o Josué era espontâneo, aguerrido, destemido e corajoso.

 

Terceiro Objetivo: Não se desviar dos propósitos de Deus

Nunca desviar da palavra de Deus e nem deixar que isto ocorre em sua família.

 

Quarto Objetivo: Levar o povo a conquista!

Toda arvore deve produzir bons frutos, o mesmo no lar. O líder deve fazer chegar a sua família ao sucesso.

 

Conclusão

Chegando ao final deste artigo, a liderança é a chave para se atingir o sucesso de uma família. Sem liderança e sem regras é o caminho para anarquia. Deus não habita em casas desorganizadas ou em confusões.

 

Trazemos um texto de reflexão:

 

Um preso condenado à pena de morte a aguardar pela execução, pediu como último desejo um lápis e papel. Após escrever por vários minutos, o condenado chamou o guarda prisional e pediu que essa carta fosse entregue à sua mãe biológica.

 

A CARTA DIZIA...

 

Mãe, se houvesse mais justiça neste mundo seríamos os dois executados e não apenas eu. És tão culpada quanto eu sou pela vida que tenho levado.

 

LEMBRA quando roubei e levei para casa a bicicleta de um menino como eu?

 

Você me ajudou a escondê-la para que meu pai não descobrisse.

 

LEMBRA quando roubei dinheiro da carteira do vizinho?

 

Você foi comigo gastá-lo no centro comercial.

 

LEMBRA quando discutiu com meu pai e ele foi embora?

 

Ele só queria corrigir-me por eu ter roubado o resultado final do curso que acabei sendo expulso.

 

Mãe, eu era só uma criança, pouco tempo depois tornei-me um adolescente problemático e agora sou um homem bastante malformado.

 

Mãe, eu era apenas uma criança que precisava de correção e não de aprovação. Mas mesmo assim eu te perdoou!

 

Só peço que faça essa carta chegar ao maior número de pais do mundo, para eles saberem que o que faz todos os homens se tornarem pessoas do bem ou do mal… é a EDUCAÇÃO.

 

Obrigado mãe, por me teres dado a vida e por me ajudares a perdê-la.

 

Ass: O teu filho delinquente.

 

#REFLEXÃO:

 

24 Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.” (Provérbios 13: 24).

 

“A educação é a arma mais poderosa que tu podes usar para mudar o mundo” (Nelson Mandela).

 

“Educação e repreensão começa nos primeiros anos da infância e duram até o último dia de vida” (Pitágoras).

 

“Educar as crianças, para que não seja necessário punir os adultos” (Pitágoras).

 

Esperamos com esse exercício, possamos a ajudar o nosso amigo/irmão António Mira da Conceição Domingos, e homens em mudar a sua postura/atitude no seu lar/relacionamento.

Frase para reflexão: “Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado".  (2 Crônicas 15:7).

 

[1] Graduado no Curso de Administração Pública, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS), evandro.amaral2015@hotmail.com; 

[2] Oliveira, M. (1997). Energia emocional. São Paulo: Makron Books.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Compre produtos e Ganhe dinheiro na FM WORLD

https://shop-uk.fmworld.com/partner/9193299

Links

  •  
  • Poemas

    Revistas

    Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D