Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Evandro José Coelho do Amaral

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral

18
Mar18

PREPARADO PARA A MUDANÇA?


Evandro José Coelho do Amaral

PREPARADO PARA A MUDANÇA?

PREPARED FOR CHANGE?

NewPaper nº 25/2018

Amaral, Evandro José Coelho do [1]

Clica aqui para ver na versão PDF

Resumo

O intuito deste artigo, foi para trazer o review do filme “A Hora Oficial” (título original L’ora legale), é do gênero comédia, mas que apresenta uma series de situações a população, que não estava preparada para mudanças.

Palavras-chaves: Hora Oficial, Honestidade e Mudança.

 

Abstract

The purpose of this article, was to bring the review of the film "The Official Hour" (original title L'ora legale), is of the genre comedy, but that presents a series of situations the population, which was not prepared by the change.

Keywords: Official Time, Honesty and Change.

 

Introdução

Em Pietrammare, uma aldeia fictícia na Sicília, clama por novas eleições na esperança de eleger um prefeito honesto. Cheia de problemas provocados por conta da desonestidade de políticos, a nova eleição para prefeito é protagonizada por Salvo (Ficarra) e Valentino (Picone). Após a implantação de um sistema jurídico rigoroso, o novo primeiro cidadão aborda o desejo de retornar às antigas regras por habitantes e seus parentes, Salvo e Valentino. Entretanto, a aldeia continua distante da recuperação. Resta saber se a população estaria disposta a tantas mudanças.

 

Percebemos que os problemas que a Europa possuía no Século XIX, como do lixo, esgoto, falta de água, ruas de areia, habitação, transporte, ausência de espaços de lazer e doenças é actualmente os grandes problemas ou desafios para o continente africano.

 

Neste filme, mostra como verdadeiramente funciona a política, apesar da população ter uma ideia sobre os políticos que são: ladrões, corruptos, charlatões, gananciosos, arrogantes, infiéis e orgulhosos.

 

Esta peça cinematográfica, apresenta uma cidade, em que durante muito tempo não respeitavam as leis, regulamento, era “a casa da mãe joana”, conforme se diz na gíria, ninguém respeitava ninguém.

 

A população não respeitava as leis dos Estado (lei do transito, lei do ambiente, lei do saneamento básico, lei das associações, lei do investimento privado, lei comercial, entre outras) era uma autentica violação. 

 

A população pensava que estava preparada para as mudanças.

 

Onde foi colocado um político honesto, que foi durante muitos anos professor para concorrer para prefeito da cidade. Este político não tinha nenhuma ficha civil e criminal (suja).

 

Este político honesto conseguiu vencer a eleição para prefeito da cidade, onde tinha em carteira muitos planos/projectos, benéficos para a cidade da Sicília. Quando passou a implementar os seus planos/projectos a população ficou admirado, porque como se diz: os políticos nunca cumprem os seus planos/projectos. Mas este político estava a cumprir.

 

Percebe-se que a população não estava preparada para as mudanças. Outrora esta cidade, possuía os seguintes problemas sociais:

  • Nepotismo (acabou com isto, e também com: o amiguismo, familismo e o chamado padrinho na cozinha);
  • Não pagamento de imposto (passaram a pagar imposto, pagar algumas taxas: lixo, gás, etc);
  • Separação de lixo (mandou separar o lixo por categoria);
  • A lei não se cumpria (implementou a lei e passou a pune civil e criminal, todos os cidadãos);
  • Poluição Atmosfera (mandou fechar uma fabrica que estava a poluir e culminou no desemprego para alguns cidadãos);
  • Actividades ilegais (mandou fechar e prender pessoas singular e colectiva, com practicas ilegais).

 

Conclusão

Esta abordagem cria entorno vários paradoxos, a saber:

  • Muitos cidadãos não estão preparados para a mudança de um país.
  • Que, por vezes muitos cidadãos não querem políticos que mostrem bons resultados (no caso deste filme, foi a população que procurou levantar algumas situações para criminar este político honesto, que posteriormente reuniram-se todos numa praça para pedir que ele renuncia-se este cargo de prefeito da cidade Sicília).

 

[1] Graduado no Curso de Administração Pública, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS), evandro.amaral2015@hotmail.com; 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Compre produtos e Ganhe dinheiro na FM WORLD

https://shop-uk.fmworld.com/partner/9193299

Links

  •  
  • Poemas

    Revistas

    Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D