Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Evandro José Coelho do Amaral

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral

18
Mar18

QUAL É O PAPEL DAS IGREJAS AFRICANAS?


Evandro José Coelho do Amaral

QUAL É O PAPEL DAS IGREJAS AFRICANAS?

WHAT IS THE ROLE OF AFRICAN CHURCHES?

NewPaper nº 21/2018

Amaral, Evandro José Coelho do [1]

Clica aqui para ver na versão PDF

Resumo

O intuito desta pesquisa, foi para contrapor a algumas afirmações sobre o papel das igrejas para a sociedade africana.

Palavras-chaves: Papel, Igrejas e África.

 

Abstract

The purpose of this research was to counter some statements about the role of churches in African society.

Keywords: Paper, Churches and Africa.

 

Introdução

“10 O ladrão (diabo) vem somente para roubar, matar e destruir; eu (Jesus) vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10).

 

Tem uma corrente que diz: “Deus Criou o Branco e Diabo criou o negro”. A interpretação que podemos ter não é pelo facto, que na sua maioria o Branco opta em fazer o bem e ter comportamentos recomendado ou igualitário de Deus, enquanto que o negro opta em comportamento maus equiparados do Diabo?

 

No versículo de João 10:10, conseguimos confirmar que muitos lideres africanos (são energúmeno), porque optam em: corrupção, destruição de África (fome, doenças, pobre, epidemias, etc.), matar o cidadão, só sabem roubar dinheiro e levar para o exterior do país, muitas crianças morrem por culpas dos ministros e governadores que só tem olho no dinheiro. E depois vão em algumas igrejas [não verdadeiras], para buscar protecção e a mascara religiosa.

 

Como os líderes africanos dizem frequentar Igrejas [não verdadeiras], conseguiria dormir, se quando falamos de África, a primeira coisa que vem em nossa mente é: destruição, ruínas, doenças, epidemias, fome, problemas socias (falta de energia, falta de saneamento básico, falta de moradia, falta de água, falta de infraestrutura, etc.), problemas económica, culturais e político, sabendo que tem muitos dos seus cidadãos vivem em essas condições e não fazem nada, porquê?

 

Porquê que não fazem nada para desenvolver o continente africano? Sendo que os africanos são maioritariamente jovem e cristão. E a riqueza potencial de África é de longe superior que a de todos outros continentes.

 

Se está comprovado histórica e cientificamente que os negros são dotados das mesmas e provavelmente de melhores habilidades que os brancos, porquê que não conseguem desenvolver África?

 

Será que Deus não gosta de África e nem dos africanos? Porquê que Deus permite muitos males ocorrer sobretudo no continente africano?

 

Ou será que teremos que aceitar as alegações do Presidente dos Estados Unidos da América (E.U.A), Donald Trump sobre os Africanos, que dizia:

  • Se Deus queria que brancos e negros fossem os mesmos, ele teria nos criado com a mesma cor e inteligência. Deus não é um tolo para nos criar diferentes: branco, negro, amarelo. Intelectualmente branco é superior ao negro.
  • Para o homem branco, a pobreza é uma doença, enquanto que para o homem negro, a pobreza é uma norma.
  • Os negros têm minerais e vivem mal. Então, o trabalho de nós (branco) é ir para a África, tomar o que é bom e deixar o que não é bom para os negros. A pior coisa sobre a África é que, se você tentar falar sobre o que é certo, eles vão vencê-lo, aprisioná-lo ou desaparecer.
  • A melhor maneira de esconder algo de um negro [africano] é colocá-lo dentro de um livro.

O que a Bíblia tem a dizer sobre a Igreja? O Senhor Jesus, seu fundador e fundamento, apresenta na grande comissão o que ele esperava da Igreja. Vejamos: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação do século” (Mateus 28.19-20). Esse é um dos últimos encontros do Senhor Jesus com os seus discípulos, antes da Sua ascensão na Galileia. Encontramos aqui, de forma simples, o plano de Deus para a sua Igreja. Encontramos neste texto a razão fundamental pela qual a igreja deveria trabalhar. Existem aqui quatro verbos importantes: ide, fazei discípulos, baptizando, ensinando.

 

John MacArthur, em seu livro "Ministério Pastoral" mostra a importância da igreja:

  1. A Igreja é a única instituição que nosso Senhor prometeu edificar e abençoar (Mateus 16.18).
  2. A Igreja é o lugar de reunião dos verdadeiros adoradores (Filipenses 3.3).
  3. A Igreja é a assembleia mais preciosa sobre a terra, uma vez que Cristo a adquiriu com seu próprio sangue (Atos 20.28; l Coríntios 6.19; Efésios 5.25; Colossenses 1.20; I Pedro 1.18; Apocalipse 1.5).
  4. A Igreja é a expressão terrena da realidade celestial (Mateus 6.10; 18.18).
  5. A Igreja por fim triunfará, tanto no âmbito universal como no local (Mateus 16.18; Filipenses 1.6).
  6. A Igreja é a esfera de comunhão espiritual (Hebreus 10.22-25; I João 1.3; 6,7).
  7. A Igreja é quem proclama e protege a verdade divina (l Timóteo 3.15; Tito 2.1,15).
  8. A Igreja é o lugar principal de edificação e crescimento espiritual (Atos 20.32; Efésio 4.11-16; II Timóteo 3.16,17; l Pedro 2.1,2; II Pedro 3.18).
  9. A Igreja é a plataforma de lançamento para a evangelização do mundo (Marcos16.15; Tito 2.11).
  10. A Igreja é o ambiente em que se desenvolve e amadurece uma liderança espiritual forte (II Timóteo 2.2).

 

 Figura nº 1. Dom Afonso Nunes

IMG-20180120-WA0000.jpg

Líder religioso africano, Dom Afonso Nunes da Igreja Tocoista a ser carregado pelos seus crentes como um Rei.

 

Conclusão

Chegando no final deste artigo, trazemos os seguintes aspectos, a saber:

  • Muitas igrejas africanas, não tem comunhão com Deus (não fazem absolutamente nada), estão mais preocupados com as ofertas e dízimos (dinheiro/capital).
  • Alguns Estados em África são laico, havendo separação entre o Estado e as igrejas. O Estado usa a igreja para conseguir governar o país, quer para angariar voto, na governação, na aprovação de uma lei, no pacifismo africano, etc. Diz-se: é mais fácil destruir uma parede, do que mudar a consciência de alguém, os líderes religiosos e governantes conseguem com esse apoio.
  • A confirmação que muitos lideres africanos, tendem a inclinar para os comportamentos e atitudes maus (ou do Diabo), confirmação da passagem Bíblica de João 10:10.
  • «Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.» (Mateus 22:21). Muitos crentes africanos não conseguem interpretar claramente este versículo, caiem nas doutrinas das religiões e dos pastores, padres, papa, bispos, apóstolos, sacerdotes. Já não conseguem discernir o Bem com Mal, o que o líder dizer cumpre.
  • Caem rapidamente nas religiões algumas não verdadeira, devidos os muitos problemas que o continente africano possui sobretudo as mulheres.
  • Os brancos e os negros, são dotados das mesmas habilidades, contudo, existem algumas disparidades a saber: os indivíduos de raça negra, tem menos oportunidades na instrução, capacitação e busca de tecnologias, este é o principal factor de diferencial. Há grandes artistas e grandes cérebros de todas as raças, asiáticos, africanos, europeus e latinos.
  • Conseguimos confirmar à alegação das Organização das Nações Unidas (ONU), que afirma existir apenas a raça humana.
  • Deus afasta-se dos africanos ou de África, devido “livre-arbítrio”. Quando Deus nos criou, ele nos deu livre-arbítrio, poder de escolha. Amar é uma decisão e sem livre-arbítrio não poderíamos amar. Cada pessoa pode escolher amar ou não amar a Deus, obedecer ou não obedecer a Deus.

 

“Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu” (I João 4:20).

 

[1] Graduado no Curso de Administração Pública, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS), evandro.amaral2015@hotmail.com; 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Compre produtos e Ganhe dinheiro na FM WORLD

https://shop-uk.fmworld.com/partner/9193299

Links

  •  
  • Poemas

    Revistas

    Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D