Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Evandro José Coelho do Amaral

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral

19
Mar18

QUE TIPO DE MUNDO VOCÊ CRIARIA SE FOSSES DEUS OU SE ESTIVESSES NA POSIÇÃO DELE?


Evandro José Coelho do Amaral

QUE TIPO DE MUNDO VOCÊ CRIARIA SE FOSSES DEUS OU SE ESTIVESSES NA POSIÇÃO DELE?

WHAT KIND OF WORLD WOULD YOU CREATE IF YOU WERE GOD OR IF YOU WERE IN HIS POSITION?

NewPaper nº 31/2018

Amaral, Evandro José Coelho do [1]

Clica aqui para ver na versão PDF

Resumo

Este artigo surgi, no convívio com o nosso amigo Filipe Menezes, onde coloca as seguintes questões: “Que tipo de mundo você criaria se fosses Deus ou se estivesses na posição dele?”  e  O quê que pensas da Vida? É de admitir que são perguntas, sem uma resposta imediata. Mas no decorrer deste artigo procuramos chegar entorno da resposta das perguntas colocadas.

Palavras-chaves: Mundo, África e Deus.

 

Abstract

This article came together with our friend Filipe Menezes, where he poses the following questions: "What kind of world would you create if you were God or if you were in his position?" And What do you think about Life? Admittedly, these are questions without an immediate answer. But in the course of this article we try to get around the answer of the questions put.

Keywords: World, Africa and God.

 

Introdução

Queremos agradecer o nosso amigo Filipe Menezes, pela sua questão. Devemos admitir que é uma excelente pergunta, muito interessante e difícil responder. Porque se não tiver cuidado, pode-se blasfemar contra o Todo Poderoso que é Deus (o criador dos Céus e da Terra). Iremos abordar em duas vertentes: uma como o pecador, ateu ou como os cientificas responderiam e na segunda vertente, resposta dos Cristão.

 

1.Erros que “Deus” cometeu

Pensamento enquanto pecador, ateu ou como cientista:

 

Pensamos que um dos maiores erros em nossa opinião que “Deus” cometeu foi o livre-arbítrio, o poder de escolha. Amar é uma decisão e sem livre-arbítrio não poderíamos amar. Cada pessoa pode escolher amar ou não amar a Deus, obedecer ou não obedecer a Deus (criando uma sociedade heterogénea).

 

Por ter criado o Diabo (ou o mal), conseguimos ver Deus afasta-se dos africanos ou de África, devido “livre-arbítrio”. Muitos lideres africanos optam no mal em: corrupção, destruição de África (fome, doenças, pobre, epidemias, etc.), matar o cidadão, apenas sabem roubar dinheiro e levarem para o exterior do país. Por permitir a criação do mal, vem criando muito sofrimento em muitos países sobretudo nos países africanos, surgi a seguinte pergunta: porquê que Deus permite muitos males ocorrer sobretudo no continente africano? essa pergunta podemos não ter uma resposta imediata ou a sua resposta será NTS (NÃO TEM SOLUÇÃO).

 

A Criação da Mulher, segundo a bíblia é um dos livros que tem teor machista, porque a mulher, na sua maioria das vezes faz o homem cair em tentação (e leva-o ao problema). Conforme podemos ver nos versículos bíblicos: “8 Porque o homem não proveio da mulher, mas a mulher do homem;” “9 nem foi o homem criado por causa da mulher, mas sim, a mulher por causa do homem.” (I Coríntios 11:8-9).

 

A permissão do Racismo, conforme referido no segundo ponto, a criação do Diabo, vem causando discriminação e retirando o amor ao próximo. Trazemos alegação do Presidente dos Estados Unidos da América (E.U.A), Donald Trump sobre os Africanos, que dizia: “Se Deus queria que brancos e negros fossem os mesmos, ele teria nos criado com a mesma cor e inteligência. Deus não é um tolo para nos criar diferentes: branco, negro, amarelo. Intelectualmente branco é superior ao negro.

 

Esta questão, leva-nos em outras perguntas sem uma resposta imediata, a saber:

 

Se Deus é onisciente, onipresente e onipotente, porquê que não previu muitos males, problemas, momentos difíceis, tribulações que iria acontecer na humanidade e porquê permitiu que ocorresse?

 

Será que Deus não gosta de África e nem dos africanos? 

 

Porquê que a África branca é mais desenvolvida que África negra?

 

Se está comprovado histórica e cientificamente que os negros são dotados das mesmas e provavelmente de melhores habilidades que os brancos, porquê que não conseguem desenvolver África?

 

Se Deus é amor porquê que criou o mal e deixa que muitos a morrem de fome, acontecer destruições de países, pessoas passando mal, sendo ELE bom?

 

Alguém do Bem, cria ou permite o mal?

 

Resposta do Cristão:

“6 Ora, irmãos, estas coisas eu as apliquei figuradamente a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, de modo que nenhum de vós se ensoberbeça (orgulha, vaidade) a favor de um contra outro.” (1 Coríntios 4:6).

 

“29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei.” (Deuteronômio 29:29).

 

“17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.” (Romanos 1:17).

 

“12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.” (Romanos 5:12).

 

“9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.” (I Coríntios 2:9).

 

“14 Mas o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porquanto se discernem espiritualmente.” (I Coríntios 2:9).

 

“27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;” (I Coríntios 1:27).

 

“25 E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem.” (João 21:25).

 

Sobre o Racismo

Não sejamos racistas ou Xenofónicos (fenómeno de rejeição ou intolerância de raças distintas, de estrangeiros ou de classes sociais mais baixas).

 

Abaixo iremos trazer alguns versículos bíblicos:

 

“26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;” (Génesis 1:26).

 

“26 e de um (homem) só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra,…” (Atos 17:26).

 

“11 Pois tanto o que santifica como os que são santificados, vêm todos de um só; por esta causa ele não se envergonha de lhes chamar irmãos,” (Hebreus 2:11).

 

“3 Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto.” (Salmos 100:3).

 

O sofrimento vai acabar algum dia?

“3 … Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.”

 

“4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existiria, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” (Apocalipse 21:3-4).

  1. Se nós fôssemos Deus

Pensamento enquanto pecador, ateu ou como cientista:

 

Para dizer que não sabemos como começar. Mas, faremos o oposto que foi apresentado no ponto1.

 

Pensamos que algumas das nossas abordagens, têm mais sentido na perpectiva africana, porque na perpectiva do ocidente a coisa é diferente. Comparado com os países desenvolvidos (Japão, China, E.U.A, Noruega, entre outras), muitos deles são ateus e nem acreditam em Deus, não vêm o muito o sofrimento ou o mal, comparando com muitos países africanos, caem rapidamente nas religiões algumas não verdadeira, devidos os muitos problemas que o continente africano possui sobretudo as mulheres.  

 

Ainda acrescentamos, tem uma corrente que diz: “Deus Criou o Branco e Diabo criou o negro”. A interpretação que podemos ter não é pelo facto, que na sua maioria o Branco opta em fazer o bem e ter comportamentos recomendado ou igualitário de Deus, enquanto que o negro opta em comportamento maus equiparados do Diabo?

 

Os aspectos que acreditamos ser relevantes são:

 

Amor ao próximo: quem tem amor não mata, não destrói, não rouba.

 

Retirar o sofrimento/maldade/diabo/inferno: porque é perverso para uma sociedade. Porquê que muitos africanos não conseguem ser criativos? R: Ocorre, devido os muitos problemas sociais que o país apresenta que os impede de ser criativos.

 

Muita coisa que Deus Criou somos a favor: e não somos dignos de contrariar, criticar e nem dá sugestões. Existe coisa da sua existência, poem-nos estupefacto, talvez não pensaríamos, como por exemplo: criação do sol, arco-íris, lua, terra, água, luz, entre outras. O que mais entristece-nos foi a criação ou por permitir que o mal acontecesse.

 

Optaríamos no regime socialista reformado (muitos Estados do primeiro mundo optam mais de forma mista), privilegia a igualdade, isto é, dando direito à saúde, educação, moradia, transporte e oportunidade.

 

Resposta do Cristão:

“Que tipo de mundo você criaria se fosses Deus ou se estivesses na posição dele?”  

R: Faríamos tudo aquilo que Deus criou (não mudaríamos absolutamente nada).

 

3.O quê que pensas da Vida?

Foi outra questão colocada pelo nosso amigo Filipe Menezes.

 

Sobre a vida, é outro paradoxo. Alguns cidadãos, percebem que a vida não faz sentido, porque uns morrem: logo ao nascer, outros na juventude e outros na velhice. A pergunta séria qual é a finalidade da vida? Outros percebem que a vida faz sentido, quando tudo está a correr bem em sua vida, isso é: os bens materiais, riqueza, mulheres, vêem a vida uma maravilha e esquecem que um dia irá morrer.

 

Acreditamos, se for inventada, uma porção, um antídoto ou um medicamento que fizessem que os seres humanos não morressem. Acreditamos que quem compraria isto, séria os: ricos, bem-sucedido, a classe da nobreza e não pelo poder de compra, mas por necessidade, porque essa classe social, vêem a vida de outra vertente ou forma.

 

Já o pobre, mal-sucedido, esses indivíduos não optariam nesta porção, antídoto ou medicamento que poderia permitir os seres humanos em ter a vida eterna. Se não, prolongaria os seus problemas (ou o sofrimento). Porque se o fizermos uma pergunta, quando pretendem morrer, acreditamos que a resposta deles será a mais rápida possível.

 

Pensamos que a vida, faz sentido no meio social, onde nos encontramos inseridos, nelas possamos encontrar as oportunidades, estar numa classe social e em qual país ou continente estamos. Daí ter-se-á sentido a vida para alguns indivíduos.

 

Resposta dos Cristão:

A vida é uma dádiva de Deus, um bem muito precioso! Deus é fonte de toda vida e sem ele estamos mortos.

 

“6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6).

 

“9 pois em ti está o manancial da vida; na tua luz vemos a luz.” (Salmos 36:9).

 

“3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.” (João 17:3).

 

Conclusão

Chegando ao final deste artigo, acreditamos que as perguntas colocadas, as respostas, está no comentário do nosso amigo Filipe Menezes, que dize o seguinte: “Quando Satanás interveio na criação de Deus, não foi bom para o ser humano. O mesmo aconteceu com a África”.

 

O que faz nós, acreditar na Bíblia é pelo facto existirem evidências históricas, com factos negativos e positivos, daí acreditamos na Bíblia, porque não omitiu nenhum facto.

 

As suas questões são de difícil responder e podemos blasfemar contra Deus, esperamos com esse exercício, possamos a ajudar ou contribuir para sua pergunta e esperando a sua resposta das mesmas questões.

 

[1] Graduado no Curso de Administração Pública, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS), evandro.amaral2015@hotmail.com; 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Compre produtos e Ganhe dinheiro na FM WORLD

https://shop-uk.fmworld.com/partner/9193299

Links

  •  
  • Poemas

    Revistas

    Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D