Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Evandro José Coelho do Amaral

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral, Licenciado em Administração Pública pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CIS).

Evandro José Coelho do Amaral

22
Mar18

QUEM É A CABEÇA DA CASA (HOMEM OU MULHER)?


Evandro José Coelho do Amaral

QUEM É A CABEÇA DA CASA (HOMEM OU MULHER)?

 WHO IS THE HEAD OF THE HOUSE (MAN OR WOMAN)?

NewPaper nº 32/2018

Amaral, Evandro José Coelho do [1]

Clica aqui para ver na versão PDF

Resumo

Este artigo, será de cariz religiosa, porque sempre que for possível será consultado ou trazido entorno deste debate versículos bíblicos. E será apresentado aspectos específico da realidade angolana. Esta temática foi sugerida ou foi elaborada com intenção de ajudar o nosso irmão Asaf Kiakia.

Palavras-chaves: Cabeça, Homem e Mulher.

 

Abstract

This article will be religious, because whenever possible it will be consulted or brought around this debate biblical verses. And specific aspects of the Angolan reality will be presented. This theme was suggested or elaborated with the intention of helping our brother Asaf Kiakia.

Keywords: Head, Man and Woman.

 

Introdução

Este artigo não tem o teor machista, e se estiver a balancear no machismo, pedimos as nossas sinceras desculpas antecipado as mulheres do mundo, porque não é a nossa intenção.

 

Este trabalho foi realizado, com intuito de perceber melhor sobre as algumas atitudes que muitas mulheres angolanas, tem em seus lares ou relacionamentos, para tal, foi realizado um estudo de caso, que culminou com pesquisas de campo, agregando uma amostra de 10 “Cidadãos” de nacionalidade angolana, repartidos como se segue: 2 indivíduos do sexo Feminino = 20% e 8 indivíduos do sexo Masculino = 80%, para ajudar-nos nesta pesquisa de extrema importância para a sociedade, sendo que a família o pilar de uma sociedade.

 

  1. A criação do Homem

“26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.”

 

“27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Géneses 1:26-27).

 

A bíblia é muito explicita sobre quem é a cabeça da casa. Porque, homem não proveio da mulher, mas a mulher do homem; Deus vê a mulher como a companheira do homem.

 

A mulher não é a imagem semelhança de Deus, mas sim do homem.

 

Por sua vez, Jesus Cristo, quando esteve na terra, não deu nenhuma liderança a mulher. Como por exemplo os discípulos de Jesus Cristo, foram todos homens, a saber:

 

“1 E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.”

“2 Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro1, e André2, seu irmão; Tiago3, filho de Zebedeu, e João4, seu irmão;”

“3 Felipe5 e Bartolomeu6; Tomé7 e Mateus8, o publicano; Tiago9, filho de Alfeu, e Tadeu10;”

“4 Simão Cananeu11, e Judas Iscariotes12, aquele que o traiu.” (Mateus 10:1-4).

 

  1. A criação da Mulher

“21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar;”

“22 e da costela que o Senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem.”

“23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.”

“24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.”

“25 E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam.” (Géneses 2:21-25).

 

A criação da mulher, segundo a bíblia, dá-nos vários exemplos de homens que pecaram por causa da mulher, a saber: Adão, Abrão, Salomão, Sansão e outros. E Por essa desobediência a Deus, isto no Jardim do Éden, o homem e a mulher foram castigados, conforme em Gênesis 3:16-17:

 

“16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.”

“17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.”

Ainda, podemos acrescentar os seguintes versículos bíblicos:

“8 Porque o homem não proveio da mulher, mas a mulher do homem;”

“9 nem foi o homem criado por causa da mulher, mas sim, a mulher por causa do homem.” (I Coríntios 11:8-9).

 

Já o Apóstolo Paulo, onde dando-nos a perceber que havia, alguma coisa de mal, nas mulheres, alertando se for o caso que os homens não tivessem mulheres, isto em I Coríntios 7:1-2; 8-9:

“1 Ora, quanto às coisas de que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;”

“2 mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido.”

“8 Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.”

“9 Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.”

 

  1. Deveres das Mulheres Cristãs

“9 Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada (trançado) e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso (caro), ”

“10 porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professaram ser piedosas).”

“11 A mulher aprenda em silêncio, com toda submissão (obediência). ”

“12 E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio.”

“13 Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva.”

“14 E Adão não foi iludido (enganado), mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.”

“15 Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.” (I Timóteo 2:9-15).

 

  1. Não é permitido que as Mulheres falem na Igreja

“34 as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei.”

“35 E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso (indecente) para a mulher o falar na igreja.”

“36 Porventura foi de vós que partiu a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?” (I Coríntios 14:34-36).

 

Mostrando claramente, sobre a liderança na casa do Senhor (na Igreja) e no lar, sendo o homem a cabeça da casa, onde a mulher deve ser submissa ao homem.

 

  1. Mulher Incrédula

12 Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula (não tem fé), e ela consente em habitar com ele, não se separe dela.”

“13 E se alguma mulher tem marido incrédulo (não tem fé), e ele consente em habitar com ela, não se separe dele.”

“14 Porque o marido incrédulo (não tem fé) é santificado pela mulher, e a mulher incrédula (não tem fé) é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.”

“15 Mas, se o incrédulo (não tem fé) se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou a irmã, não está sujeito à servidão; pois Deus nos chamou em paz.”

“16 Pois, como sabes tu, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, como sabes tu, ó marido, se salvarás tua mulher?”

“17 Somente ande cada um como o Senhor lhe repartiu, cada um como Deus o chamou. E é isso o que ordeno em todas as igrejas.” (I Coríntios 7:12-17).

 

  1. Comportamentos de algumas Mulheres Angolanas

Abaixo iremos trazer alguns comportamentos de mulheres angolanas, que achamos indecorosos, segundo os nossos entrevistados e com base as Sagradas Escrituras (a Bíblia):

  1. Algumas mulheres vêem os homens de inquilino na sua própria casa, não o respeita (como cabeça da casa) e têm coragem de expulsar de casa. E por vezes, essa casa, veio do suor do marido: “19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.” (Génesis 3:19).
  2. Algumas mulheres não cuidam da família (marido e filhos) e nem da casa. Porque: “1 Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos.” (Provérbios 14:1) e “4 Mulher deve amar seu Marido e o seu Filho” (Tito 2:4).
  3. Algumas mulheres, faltam respeito ao marido e querem que o homem seja submisso a mulher, nesta forma não é o certo, apenas o inverso é o certo, conforme diz a bíblia: 18 Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor.” (Colossenses 3:18, Efésios 5:22-23 e I Pedro 3:5).
  4. Algumas mulheres vão a igreja, para buscar protecção e não a palavra de Deus. Por vezes enganadas, por alguns pastores ou qualquer que seja e depois vem contaminar, convencer, enganar o seu marido. Segundo as Sagradas Escrituras: “22 Sabe que, quando esse profeta falar em nome do Senhor, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é a palavra que o Senhor não disse…” (Deuteronómio 18:22) e “30 Chine. Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.” (Provérbios 31:30).
  5. Muitos namoros ou casamentos em África (especificamente em Angola), muitos casais são esforçados (por vezes por uma gravides indesejada), sem antes se conhecerem bem, são obrigados a namorar ou a casar. Algumas consequências temos vivenciados na realidade angolana: indivíduos sem educação, indivíduos sem pais, indivíduos sem ter o que comer, indivíduos pedindo esmola e vivendo na rua. Porque muitos desses casamentos ou namoro não dão certo e leva depois ao divórcio. Em Marcos 10:9 diz: “9 Não separe, pois, o homem o que Deus uniu." E não o inverso (o que o homem uniu).
  6. A família é a base de uma sociedade, mas algumas mulheres estão a estragar muitos lares (casa), quiçá a sociedade por não saber ou não cumprir o seu papel.
  7. A sociedade está a ficar destruturada, devido a igualdade dos direitos que as mulheres vêm solicitando ou apelando. Esse é um grande paradigma, porque podemos lançar um desafio, na bíblia, não mostra nenhuma realidade em que houvesse direitos iguais. Conforme: “A tua Mulher será como a videira frutífera (que produz frutos), no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da sua mesa” (Salmos 128:3). Na ideologia de Adolf Hitler a mulher deveria se conformar com os três K: kindder, küche, kirche. Que significa: crianças, cozinha, igreja.
  8. Algumas mulheres não querem, por vezes saber: se vai passar mal, fome, humilhação, porque ela pode procurar engravidar-se propositadamente para ficar com o homem.
  9. Algumas mulheres são ingratas. Tem muitos casos de mulheres que o marido (com pouco nível de escolaridade), coloca a esposa para a universidade, dando-a várias condições favorável (casa, carro, dinheiro…), assim, que ela termina a universidade, vê que o seu companheiro, já não está altura e nem ao nível dela e muitos dos casos decide divorciar-se.
  10. Algumas mulheres são interesseiras e nem humildes são. Assistimos alguns casos de mulheres, a namorar ou a casar com indivíduos, com diferença de idade abismal, extrato ou classe social diferente, tudo por dinheiro.
  11. Um dos maiores erros da mulher, é de não pedir a opinião no homem, ela procura em outra mulher (amiga, familiares próximos).
  12. Algumas mulheres, procuram os homens que só poderá dar-lhe felicidade agora, em vez, de procurar o que poderá dar felicidade futuramente.
  13. Algumas mulheres angolanas não são sérias. Segundo as Sagradas Escrituras: “11 Da mesma sorte as mulheres sejam sérias, não maldizentes, temperantes, e fiéis em tudo.” (I Timóteo 3:11).
  14. Algumas mulheres não deixam que o homem, decidi parte de sua vida.
  15. Tem uma corrente que diz: as mulheres angolanas, têm vários homens para a sua manutenção:
  • Homem que ela gosta;
  • Homem rico (ou o que paga);
  • Homem que é amante;
  • Homem que sai com ela;
  • Homem que ela, apresenta como namorado ou noivo;
  • Homem que vai atrás dela, e ela não dá a bola, faz o sofrer ou aproveita-se ou tira vantagem (alguns proveitos) deste homem.
  1. Algumas mulheres, fica difícil saber a sua classe social, porque a sua vestimenta não é equiparada com as suas condições de vida (o local ou a casa, onde ela vive deixa a desejar).
  2. Algumas mulheres antes de terminar um relacionamento, ela já tem vários pretendentes na sua lista (ou reserva). É por isso, ficamos estupefacto, em pouco tempo a mulher arranja outro.
  3. Algumas mulheres influenciam negativamente o seu parceiro, em separar (cortar a relação), com os seus familiares, amigos ou indivíduos próximos/chegados.
  4. 19. Deve-se mudar o paradigma, o homem com educação, participa nas tarefas do lar (da casa), é fiel, amigo e companheiro da mulher ou da namorada, lhe chamam de “Boelo” ou seja, lhe cozinharam, bebeu água da mukuenha, (Ochali Melani, 2018).
  5. Porquê que existe problemas em a nora morar na casa da sogra? R: Algumas mulheres tem características de desafiar outras mulheres. Por exemplo: a mulher não veste para mostrar no homem, mas para desafiar outras mulheres.
  6. Em alguns casos, as mulheres têm teor de problemática, mas por vezes criam: situações, problemas sem necessidade alguma.
  7. A Mulher quer estar ou procura sempre homem que não lhe valoriza. Tem coisa que não se entende, é pelo facto, algumas mulheres terem preferências em amar homens: desgraçados, sem valor algum, delinquente, mentiroso, o que faz sofrer, entre outras. Será pela razão que dizem: que o amor é cego?
  8. Alguns motivos de várias brigas no relacionamento quando a mulher tem o: nível de escolaridade, idade, renda (salário) superior ao homem e outros motivos.
  9. Algumas mulheres, pensam que o seu namorado é o pai [dela] ou uma entidade financeira.
  10. Muitos relacionamentos as mães das parceiras, deposita influências negativa para a sua filha e interfere em determinados assuntos do casal. Bem como, a filha em qualquer situação recorre rapidamente a mãe.
  11. Muitas decisões de algumas mulheres dependem das amigas (ou em alguns casos de algum familiar próximo). Por exemplo: se amiga casar, ter filho, comprar casa/carro, ou outra coisa. A parceira (mulher) terá que fazer. É por isso, têm dito: se conseguires convencer as amigas da sua mulher (parceira), conseguiste convencer a sua mulher (parceira).
  12. Algumas mulheres não dão força, não encorajam ou ajudam o seu marido.

7.Regras para os Homens

Abaixo iremos trazer alguns regras para os homens, afim de terem um bom relacionamento:

  1. Não namorar com mulher mais velha (é difícil, mas quem ama consegue, seria melhor que não namores) (Provérbios 5:18-19 e Provérbios 19:2) (Há exceção).
  2. Não namorar com mulher com um grau de habitação superior a ti (Amós 3:3 e Provérbios 19:2) (Há exceção).
  3. Não namorar com mulher com renda (salário) superior a ti (Provérbios 19:2) (Há exceção).
  4. Não namorar com mulher com muitos bens matérias (Eclesiastes 5:19) (Há exceção).
  5. Não namorar com mulher que não sabe cozinhar (Tito 2:3-5) (Há exceção).
  6. Não namorar com mulher oferecida (o homem é quem deve ir a procura e não a mulher) (Provérbios 31:11,18, 24, 25) (Não Há exceção).
  7. Não namorar com mulher prostituta, ou seja: viciada, interesseira, sedutora (II Coríntios 6:14-17 e Amós 3:3) (Não Há exceção).
  8. Não namorar com mulher estrangeira (mulher estranha) (Provérbios 2:16, Neemias 13:26-27 e Esdras 10:10-12) (Há exceção).
  9. Não namorar com muitas mulheres (ou seja, ser mulherengo) (I Coríntios 7:2) (Não há exceção).
  10. Não namorar com a irmã do seu amigo (porque isso cria inimizade com o seu amigo) (Provérbios 17:17, Provérbios 18:24 e Provérbios 27:10). (Não há exceção).
  11. Não namorar com mulher mentirosa (Êxodo 5:9, Levítico 19:11, Salmos 5:6 e Provérbios 12:19) (Não Há exceção).
  12. Não namorar com ex-mulher (ex-namorada): do seu irmão, pai, tio, de um familiar, amigo, colega, vizinho (ou seja, com ex-mulher de pessoas conhecidas), seria melhor que não namores, se namorares que seja no Senhor (Deuteronómio 5:21, Deuteronómio 28:20, I Coríntios 5:1, I Coríntios 7:39, Lucas 20:28-34, Marcos 6:17 e Marcos 12:19-27) (Há exceção).
  13. Não namorar com criança (I Coríntios 5:1; 6:13 e 18; 7:2; 10:8, II Coríntios 12:21, Gálatas 5:19, Efésios 5:3 e Colossenses 3:5) (Não há exceção).
  14. Não namorar com mulher comprometida (I Tessalonicenses 4:3, Mateus 5:27-28, Mateus 5:32 e Marcos 10:11-12) (Não há exceção).
  15. Não namorar com mulher ignorante (I Coríntios 12:1, I Tessalonicenses 4:13 e Hebreus 5:2) (Não há exceção).
  16. Não namorar com mulher preguiçosa (que não trabalha, depende tudo do homem) (II Tessalonicense 3:10, Eclesiastes 10:18 e Provérbios 19:15) (Não há exceção).
  17. Não namorar com mulher controversa (Provérbios 21:9) (Não há exceção).
  18. Não namorar com mulher alcoólatra (Números 6:3, Isaías 5:22, Efésios 5:1 e Romanos 13:13) (Não há exceção).
  19. Não namorar com mulher controladora (manipulador), nunca seja dependente da mulher (ser medroso, deixa que a mulher decide tudo). A Mulher deve ser submissa ao homem (I Pedro 3:5, Génesis 3:16 e Colossenses 3:18) (Não há exceção).
  20. Não namorar com mulher que não é cristã, ou um casal (onde um é crente, outro não. É permitido que estejam juntos) (I Coríntios 7:10-39, Provérbios 19:14 e Provérbios 31:30) (Há exceção).
  21. Saber lidar com mulher – filhinha da mamãe (Gênesis 2:24) (Há exceção).
  22. Saber lidar com mulher tímida (se não conseguires tirar-lhe esse lado de timidez, é melhor que não namores) (Marcos 4:40) (Há exceção).
  23. Saber entender a mulher que usa cabelos fictícios (postiço, cabelo brasileiro entre outras), seria bom que ela, usasse cabelo natural. Desde que ela não exagera, pode sim (I Timóteo 2:9-10) (Há exceção).

Conclusão

Chegando ao final deste artigo, alguns anos foi realizado, uma pesquisa por alguns pesquisadores internacionais, sobre a mulher, com o objectivo de se saber, o que: querem, pensam, acham, agem. Mas não se conseguiu ter resultados.

 

Alguns aspectos relevantes sobre os homens angolanos:

  • Os homens, por vezes, submetem-se as mulheres, por algum segredo do homem ou para manter o respeito perante os familiares e amigos.
  • Muitos homens não são líder, são medrosos e as mulheres não gostam desses tipos de homem, por essa razão aproveitam dessa fragilidade para dominá-los.
  • Alguns homens, não tem bom tratamento em casa, então vão a buscar de outras mulheres, que o tratem o bem (por vezes como um príncipe encantado).
  • Se for para trair, não namore. Se for para iludir (enganar), não diga que ama.
  • Se tiveres em Angola, e não trabalhas ou és pobre e nem possuis nenhum recurso financeiro não namores (se não empobreceras ainda mais).
  • Todo aquele que repudia (negar, rejeitar) sua mulher ou homem, a não ser por causa de infidelidade, faz a adúltera (relações sexuais ilícitas) e quem casar com a repudiada, comete adultério (relação sexual que um homem casado tem com sua mulher que não é sua esposa ou vice-versa) (Mateus 5:32 e Marcos 10:11-12).
  • Feliz é o homem que consegue se apaixonar pela mesma mulher varias vezes e não deseja estar ao lado de mais nenhuma outra.
  • Homem (marido) amem a mulher e não trates com violência ou mal, homem da honra a mulher reverencie a seu marido (homem) (I Pedro 3:7, Ester 1:20, Colossenses 3:19 e Efésios 5:25,28 e 33).
  • Homem não fique prostituindo-se (masturba-se, ver vídeos pornográfico, revista pornográfico, etc), isso traz fraqueza no ser humano e desaponta Deus. (I Coríntios 7:2, Romanos 6:19, Colossenses 3:5, Mateus 5:28 e Gálatas 5:19-21).
  • Não tenha pressa de ter mulher, porque nessa terra há mais mulher do que homem.
  • De preferência arranjar uma mulher de diferença de idade (quanto mais ela for jovem/menor a você, melhor).
  • “14 Não vos ensina a própria natureza que se o homem tiver cabelo comprido, é para ele uma desonra;” (1 Coríntios 11:14-15).
  • “Melhor é morar numa terra deserta do que com a Mulher rixosa (barulhenta, brigão, desordeira que provoca) e iracunda (ira, furiosa) ” (Provérbios 21:19).
  • Homem ou a mulher só poderão casar novamente ou sente-se livre, só em caso de morte do cônjuge (I Coríntios 7:39 e Romanos 7:2).
  • Quando o casamento há dialogo. O casamento fica protegido, abençoado. Fica dando certo.
  • Alguns homens angolanos, não são românticos ou não demostram publicamente afecto ou gestos de carinhos. Não será pelo facto, de alguns homens terem várias mulheres?
  • Em Angola, devemos estar em obediência do velho ditado que diz: problema de casal não se mete. Se não o problema será transmissível para o terceiro.
  • Muitos problemas acontecem porque o homem não sabe qual é o seu papel no relacionamento ou no lar.

Esperamos com esse exercício, possamos a ajudar o nosso irmão Asaf Kiakia, e as mulheres a mudar a sua postura/atitude no seu lar/relacionamento. E para os homens também.

 

Frase para reflexão: “3 Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3).

 

[1] Graduado no Curso de Administração Pública, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS), evandro.amaral2015@hotmail.com; 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Compre produtos e Ganhe dinheiro na FM WORLD

https://shop-uk.fmworld.com/partner/9193299

Links

  •  
  • Poemas

    Revistas

    Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D