UNIVERSIDADES DO MUNDO
Evandro José Coelho do Amaral
UNIVERSITIES OF THE WORLD
NewPaper nº 65/2018
Amaral, Evandro José Coelho do [1]
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Resumo
Este artigo tem como objectivo apelar as universidades do mundo, sobre o seu verdadeiro foco, porque nos dias de hoje não são vistos. Actualmente apreciamos as universidades cujo fim único é obtenção de receitas (lucros) e não na transmissão de conhecimento, investigação, formação de quadros para o desenvolvimento sustentável do país.
Palavras-chaves: Universidade, Objectivo e Mundo.
Abstract
This article aims to appeal to the universities of the world, about their true focus, because these days are not seen. At present we appreciate universities whose sole purpose is to obtain revenues (profits) and not in the transmission of knowledge, research, training of staff for sustainable development country.
Keywords: University, Objective and World.
Introdução
Segundo o Dicionário Electrónico Houaiss da Língua Portuguesa 2.0a – Abril 2007, conceitualiza:
- Universidade: instituição de ensino e pesquisa constituída por um conjunto de faculdades e escolas destinadas a promover a formação profissional e científica de pessoal de nível superior, e a realizar pesquisa teórica e prática nas principais áreas do saber humanístico, tecnológico e artístico e a divulgação de seus resultados à comunidade científica mais ampla;
- Faculdade: instituição de ensino superior (isolada ou integrante de uma universidade); cada uma das diversas utilizações, atividades ou subdivisões da alma, que receberam denominações e caracterizações heterogêneas na história da filosofia;
Após observamos os conceitos acima, pudemos ver muitas universidades, têm esquecido o seu verdadeiro conceito. O que observamos é negócio, e uma parceria com os Governos dos seus respectivos países, para se manterem no mercado e com a outra ajuda do regime capitalista, que está inserida em vários países. Por exemplo:
- Obrigando os cidadãos em possuírem faculdade concluída ou documento universitário (lembrando que um país não vive ou desenvolve apenas de quadros universitários, mas também de quadros com formações técnica e especializações);
- Alguns governos permitem muitas universidades privadas (mas, sem um controlo da qualidade), onde cria a desigualdade social;
- Em alguns Estados desenvolvidos o Governo paga a universidade e depois o cidadão paga de volta quando estiver a trabalhar (porquê não optar em universidade públicas ou gratuitas?);
- Inexistência de universidades públicas;
- Os Governos ajudam ou participam nestes actos para benefícios próprios. Por exemplo, os donos, acionista, professores … de algumas universidades são membros do Governo, por essa razão criam regras, leis ao seu favor (sendo arbítrio e jogador). Lembrando que este facto vária de país para país.
- Dão mais oportunidade aos endinheirados, o rico cada vez mais rico e o pobre cada vez pobre e sem oportunidade.
Conclusão
Concluímos este artigo com a seguinte reflexão “porquê que no passado os filósofos transmitiam os seus conhecimentos de forma gratuita e nos dias actuais pagamos?”. Isso só mostra-nos que rumo estamos a tomar, não para o conhecimento e sim para o enriquecimento, lucros, negócios … e a taxa desigualdade social cada vez aumentando. Porquê não optar nas universidades gratuitas ou públicas?
Frases de reflexão: “A educação é a arma mais poderosa que tu podes usar para mudar o mundo”(Nelson Mandela).
[1] Graduado no curso de Administração Pública, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS), evandro.amaral2015@hotmail.com;